resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2007 . Ano 4 . Edição 35 - 10/9/2007

Depois de um curto intervalo de três meses, a revista Desafios do Desenvolvimento retorna aos seus leitores com os mesmos ingredientes que a fizeram vitoriosa em seus três anos de existência.

Abrimos esta edição com uma entrevista com o cientista Philip M.Fearnside. Nosso propósito é pôr mais luz sobre um dos temas mais importantes da atualidade para todo o planeta em que vivemos: o aquecimento global.Buscamos enfocar melhor a América Latina, e em especial o nosso país, e discutir com equilíbrio os efeitos econômicos da calamidade que se prenuncia.

Outro tema calamitoso, a violência urbana, ganhou nossa capa com uma reportagem que não só se refere ao pesado custo econômico desse mal da atualidade, como também aborda seus efeitos intangíveis, como forma de - desculpem o trocadilho - apontar o alvo para os formuladores de políticas públicas, para que a sociedade possa enfrentar o problema sob a ótica da racionalidade e da efetividade.

Temos ainda uma reportagem sobre o estudo "As empresas brasileiras e o comércio internacional", feito por um grupo de 22 pesquisadores, que identificou soluções para que o país possa lograr um elevado ritmo de crescimento das exportações ante o perigo de esgotamento da atual base exportadora.Nada menos de 4 mil potenciais vendedores para o exterior foram encontrados na indústria de transformação, em uma cuidadosa seleção de empresas em condições de competitividade. O resultado disso pode ampliar a base exportadora em 60%.

Os efeitos da universalização do ensino sobre o mercado de trabalho foram abordados numa reportagem baseada em estudos que medem o atual valor do diploma no país.Hoje, é menor a disparidade salarial quando se compara um trabalhador de maior escolaridade com outro que não teve acesso ao ensino. Longe de significar um desestímulo ao estudo, essa realidade espelha uma aproximação do Brasil à de países desenvolvidos.

As mudanças observadas no gasto e no consumo das famílias brasileiras são o tema de outra reportagem.Hoje, a alimentação pesa muito menos nos orçamentos familiares, o acesso à comida está,de fato,mais fácil, mas nem tudo são flores.As estatísticas agora identificam uma indesejável situação provocada não pela falta de comida, mas por regimes alimentares inadequados, em que há desnutrição associada a sobrepeso em um mesmo indivíduo.

As dificuldades criadas por fatores como a estrutura tributária, as incertezas regulatórias e legais, a burocracia e a corrupção, que prejudicam o ambiente de negócios no Brasil, são o tema de outra reportagem.

E temos ainda,na seção Melhores Práticas,uma reportagem especial sobre o projeto do maestro e pianista Arthur Moreira Lima, que há mais de quatro anos sai pelas estradas com um comboio inusitado, capitaneado por um caminhão-palco, levando sua arte refinada para os confins do país.

A todos uma boa leitura!


Roberto Müller Filho, editor-chefe

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334