resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Cartas

2007 . Ano 4 . Edição 35 - 10/9/2007


Li recentemente na edição de maio da revista "Desafios do Desenvolvimento" matéria sobre os faxinais,povo que vive e explora as florestas de araucárias - e outros tipos de reservas naturais - sem destruí-las. O Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa) já comprovou que a exploração das riquezas naturais rende mais que a pecuária na mata amazônica. Na mesma linha da matéria dos faxinais, gostaria de sugerir que a revista se debruçasse sobre um assunto que vem ganhando importância no mundo: o comércio ético solidário. O mercado de produtos do comércio ético solidário já movimenta atualmente na Europa mais de US$ 230 bilhões anuais, segundo estimativa do Fair Trade in Europe (EFTA) de 2001, e inclui tanto produtos artesanais vendidos nas "lojas do mundo" quanto produtos alimentares com o selo Fair Trade, também vendidos nos supermercados.Diversas empresas de expressão aderem ao sistema. Aproximadamente US$ 185 bilhões (80%) correspondem às vendas de produtos certificados pela Fair Trade Labelling Organization (FLO).

Agradeço a atenção.

Néio Lucio Barreto
Brasília/DF


A China alimenta os seus habitantes e abastece o mundo com uma tecnologia simples que ainda engatinha no Brasil, país que possui as melhores condições do mundo para desenvolvê-la: a criação de peixes em viveiros. Se utilizássemos apenas 10% das áreas inundadas de nossas hidrelétricas, incentivássemos ?fazendas? de peixes nos municípios e criatórios de camarão no litoral, poderíamos também garantir uma proteína barata para a população mais pobre, enriquecer a merenda escolar com pescados variados industrializados e ainda inundar o mundo com um alimento barato. Sem contar com o fato de que cada tonelada de peixe criado em cativeiro gera pelo menos um emprego direto, sem contar os indiretos. Essa é uma matéria que deveria ser ensinada nas escolas de todo o país.
Atenciosamente,

Eduardo Tosta
Curitiba/PR


Gosto muito da revista. O Programa Gestão Pública e Cidadania tem como objetivo a identificação e disseminação de experiências inovadoras em gestão pública que impactam na construção da cidadania. Uma das áreas em que temos recebido muitas inscrições é justamente a área de desenvolvimento local.Estamos no momento fazendo um ?follow-up?de um conjunto de experiências bastante interessantes e que obtiveram êxito. Quem sabe se não pode ser útil para um próximo número da revista?

Peter Spink
São Paulo/SP


Com certa freqüência, sinto que, apesar de um bom conhecimento técnico, os autores de alguns textos têm alguma dificuldade de produzir um texto de boa qualidade. Acredito que algum apoio a esses autores ou alguma forma de revisão do ?formato?do texto traria uma melhora significativa para a revista. Tenho interesse em macroeconomia e, portanto, nos estudos baseados nos cruzamentos de dados que apenas o Ipea pode realizar.Comparações com paralelos internacionais seriam também de grande valia.

Obrigado.

Joel Meyer
Campinas/SP


Li a última edição da revista e noto que o tema biocombustível chamou a atenção.Ultimamente, tem sido dado destaque a uma nova expressão para este combustível, que é o agrocombustível.O argumento é que não se trata de vida, como indica a palavra ?bio?, mas sim de uma substância que não a contém, e que será destruída, gerando desequilíbrios que precisaremos organizar. No final da nota, o texto aponta para o descuido com o subsídio, o que é muito pertinente.

Atenciosamente,

Nelson Jacomel Junior
Florianópolis/SC


Qual é o tamanho do mercado de informática do Brasil? Até que ponto a reserva de mercado,proposta e colocada em prática pelos governos militares, mesmo sob o protesto de setores liberais da economia, com o economista Roberto Campos à frente, impactou o mercado brasileiro e influenciou ? ou não ? a nossa defasagem atual quanto à disseminação dos microcomputadores em relação a outros países no mesmo estágio de desenvolvimento do Brasil? A questão se torna relevante quando se verifica que o Brasil desenvolveu knowhow avançado em relação ao uso da informática nas áreas financeira (bancos) e tributária (governo) e,nesse campo,praticamente não avançou no que diz respeito à educação.

Atenciosamente,

Alvaro Chagas

Brasília/DF

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334