resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2007 . Ano 4 . Edição 37 - 10/11/2007

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mantendo a tradição de analisar os dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad), oferece ao leitor de Desafios do Desenvolvimento uma revista temática sobre o assunto.

O foco é uma análise dos dados da pesquisa, que reflita o trabalho dos pesquisadores do Instituto com colaborações e discussões de técnicos especializados de outras instituições. Pretende-se mostrar uma percepção dos avanços e problemas sociais do País e apontar rumos que permitam a discussão, pela sociedade, sobre o presente e o futuro do Brasil, além de possibilitar ao gestor público elementos para melhoria das políticas públicas. As páginas de Desafios, portanto, não só delineiam os rumos, mas também procuram conectá-los às políticas públicas.

É fato que a Pnad retrata um novo País a emergir das estatísticas - o tema da capa da revista.Constata-se que o Brasil melhora em vários de seus aspectos sociais.Apesar disso, há muito a ser feito para se ter um País menos desigual e mais solidário.

Esta edição temática concentra-se em algumas áreas sociais entre as várias que os dados da Pnad permitem analisar. Desta forma, o leitor vai acompanhar a inversão do sentido migratório e as mudanças na família brasileira (em Demografia); a saída de 12 milhões de brasileiros da extrema pobreza (Desigualdade de Renda); o aumento do emprego com carteira assinada em todo o País (Trabalho); taxas de escolarização próximas dos 100% (Educação); e o amparo da Previdência em 90% das residências com idosos (Previdência).

Em artigos especiais, três pesquisadores do Ipea - Sergei Soares, Ana Amélia Camarano e Fernando Gaiger - , que trabalham com a Pnad há alguns anos, nos fornecem suas impressões. A seção "Indicadores" também traz informações interessantes extraídas de estudos do Ipea, utilizando os dados da Pnad.

Pensar um Brasil que forneça ao seu povo uma melhor qualidade de vida é uma tarefa do Instituto. Também com esse espírito a revista traz na seção "Melhores práticas" uma reportagem intitulada "Uma utopia chamada Esperança", que revela as nuances do projeto de economia solidária idealizado - e colocado em prática - por Dom Ivo Lorscheiter.

A entrevista mensal apresenta problemas e discute soluções para as dificuldades do País, na palavra do professor e economista Luiz Gonzaga Belluzzo, um dos membros do novo Conselho de Orientação do Ipea.

Em busca de uma reflexão além do lugar-comum, embasada em dados e informações produzidos por uma equipe de especialistas, Desafios quer mostrar o que existe por trás dos números.

Boa leitura!
 
 
Jorge Abrahão, Diretor-Geral da revista Desafios do Desenvolvimento
 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334