resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2008 . Ano 5 . Edição 39 - 25/01/2008

As razões para o otimismo com relação a 2008 e quais são as ações prioritárias para o novo ano, na interpretação do presidente e dos diretores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), estão na reportagem de capa desta edição da revista Desafios do Desenvolvimento.

A partir da página 16, o leitor encontrará diversos textos sobre as perspectivas para o novo ano, voltados a previsões macroeconômicas, como sobre a estabilidade de preços; a assuntos sociais, como educação, saúde, previdência social e transferência de renda; às questões regionais e urbanas; à cooperação internacional e relações com outros países; e à política industrial, inovação tecnológica e arranjos produtivos locais.

Esta edição traz também uma reportagem sobre o Relatório da Unctad divulgado ao final do ano, um documento que estimula os países em desenvolvimento a intensificarem um tipo de regionalismo que extrapola o conceito de vizinhança e aproxima países que têm interesses comuns, embora estejam geograficamente distantes, como os da América Latina, da África e da Ásia. Complementando essa reportagem, publicamos uma importante entrevista com o experiente diplomata e ex-ministro da Economia Rubens Ricupero.

A revista contém ainda uma extensa entrevista com outro ex-comandante da economia brasileira, o ex-ministro e ex-deputado Antonio Delfim Netto, que agora é um dos membros do novo Conselho de Orientação do Ipea. Ele fala sobre o papel do Estado na economia e discorre, com sua costumeira inteligência e tendência a provocar polêmica, sobre as diversas questões econômicas e sociais da atualidade.

Outra reportagem desta edição retrata a cooperação entre o Ministério da Saúde e o BNDES no sentido de fortalecer a base industrial no setor farmacêutico e detalha a estratégia de utilizar o poder de compra do governo para impulsionar a produção e o desenvolvimento das indústrias nacionais.

Um panorama das agências reguladoras em nosso país é delineado em mais uma reportagem desta edição. E, na parte dedicada às melhores práticas, esta edição mostra como as cidades de São Paulo, Ilhabela e Rio de Janeiro estão construindo movimentos de cidadãos para monitorar a gestão municipal e gerar meios para os eleitores cobrarem do próximo prefeito uma administração por resultados.

Boa leitura.
Jorge Abrahão de Castro, diretor-geral

 

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334