resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2008 . Ano 5 . Edição 40 - 11/02/2008

Uma entrevista com o ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, que expõe seus planos de longo prazo para o Brasil, abre esta edição. É uma oportunidade para conhecer o modelo de desenvolvimento preconizado pelo ministro e é uma leitura que recomendo a todos.

A reportagem de capa traz a interpretação de diversos estudiosos do tema segurança e seu viés de violência urbana sobre o Pronasci, um programa lançado pelo governo federal no ano passado, que ficou conhecido como PAC da Segurança. Ademais, atualiza para o leitor as informações sobre a evolução dessa ambiciosa ação que integra de forma inédita o combate ao crime com políticas sociais e, por isso, gera grande expectativa.

Um tema macroeconômico tratado nesta edição é o nível sem precedentes alcançado pelo volume de crédito no país, impulsionando o crescimento da economia. A reportagem reflete o pensamento de vários segmentos da sociedade e também assinala que, apesar da expansão, esse volume ainda se encontra aquém do seu potencial.

O tema Educação ganha uma matéria na qual o Comitê Técnico do Observatório da Eqüidade, ligado ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e formado por pesquisadores do Ipea, do IBGE, do Dieese, da Secretaria do CDES, além dos próprios conselheiros do CDES e de especialistas em educação, faz uma "radiografia" do ensino no Brasil e chega a resultados que exigem intervenções fortes e imediatas.

Um olhar sobre a problemática da infra-estrutura no país, cujas preocupações crescem na contramão da boa notícia do crescimento econômico em ritmo firme, nos leva ao setor de energia elétrica.Nessa reportagem, são analisadas diversas projeções no horizonte de 2010 e 2011 e levantadas dúvidas quanto à condição desse setor de dar o necessário suporte à expansão do Produto Interno Bruto (PIB).

A posição do governo brasileiro no tema ambiental e nas discussões mundiais sobre o aquecimento do planeta é esmiuçada num trabalho jornalístico que detalha as explicações do Itamaraty e de outros segmentos governamentais, e os complementa com a visão de especialistas da sociedade civil.

Temos ainda na reportagem dedicada ao tema Melhores Práticas mais um exemplo bem-sucedido de iniciativas destinadas a gerar renda e promover a inclusão econômico-social sem descuidar dos preceitos mais elevados de conservação ambiental e de premiar o espírito empreendedor do nosso povo.

Além disso, esta edição traz as costumeiras seções de informações e quatro excelentes páginas opinativas com artigos de autoridades nos respectivos assuntos.

Boa leitura.
Jorge Abrahão de Castro, diretor-geral
 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334