resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2008 . Ano 5 . Edição 45 - 05/07/2008

A reportagem de capa desta edição toca em um tema da atualidade bastante controverso: quais são os perigos do déficit de US$ 17,4 bilhões em transações correntes registrado no primeiro semestre deste ano no balanço de pagamentos brasileiro? Enquanto a divergência entre os especialistas não se resolve, a revista Desafios do Desenvolvimento contribui com uma luz para esse debate, apresentando os argumentos e opiniões de cada lado.

Outras três questões controversas também são tratadas nesta edição. A primeira discute se é possível mudar a Lei de Responsabilidade Fiscal sem afrouxar demais, preservando suas características positivas quanto à moralização das contas públicas e corrigindo os pontos que se mostram inadequados à realidade nacional. Outra apresenta um novo estudo sobre as desigualdades de gênero e raça. E uma terceira debate os pontos favoráveis e negativos do programa de Benefício de Prestação Continuada.

A entrevista do mês traz mais um dos membros do Conselho de Orientação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) - a economista Tânia Bacelar de Araújo, especialista em políticas de desenvolvimento regional. Com bastante conhecimento de causa, ela afirma para os nossos leitores que a diversidade regional é um dos patrimônios brasileiros que farão diferença no século XXI. Recomendo a leitura da entrevista, a partir da página 8.

A agricultura familiar também ganha nesta edição um tratamento especial. O dilema de produzir comida ou biocombustível é confrontado com os planos governamentais de aumentar em 18 milhões de toneladas a produção de alimentos até 2010. Uma projeção feita por encomenda do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) indica a cana-de-açúcar com finalidade de produção de etanol ocupando em 2025 uma área sete vezes maior do que a de hoje, sem que isso comprometa as metas de produção de alimentos.

Na parte mensalmente destinada ao tema Melhores Práticas, esta edição relata um caso exemplar de sustentabilidade de agricultores nos confins da Amazônia - o Projeto de Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (Reca), vencedor do Prêmio ODM Brasil 2007, com suas "florestas de alimentos" na divisa dos estados do Acre e de Rondônia. E, como de costume, o leitor encontrará quatro páginas de opinião, com artigos de autoria de especialistas nos assuntos que abordam, e as seções de notas Giro e Circuito, a seção Estante, de resenha de livros, além das páginas de Indicadores, a seção O que é? e as cartas enviadas pelos leitores.

Boa leitura.

Jorge Abrahão de Castro, diretor-geral da revista Desafios do Desenvolvimento

Cartas ou mensagens eletrônicas devem ser enviadas para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Diretoria de redação: SBS Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - CEP 70076-900 - Brasília, DF
Visite nosso endereço na internet: www.desafios.ipea.gov.br

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334