resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2009 . Ano 6 . Edição 49 - 06/04/2009

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) promoveu, em Brasília, seminário internacional para debater a crise econômica mundial e seus reflexos na vida das nações. Um dos temas de grande destaque dos debates foi a questão do protecionismo. Os países mais ricos, Estados Unidos à frente, deixaram de lado o discurso liberal, que seria responsável pela situação que o mundo vive hoje, e passaram a adotar barreiras para impedir a entrada, em seu território, de uma série de produtos importados.

Não é preciso ser especialista para saber que a brusca implantação de uma nova ordem econômica global, na contramão de tudo o que se professou ao longo das últimas décadas, é uma manobra de alto risco. Os líderes políticos mundiais sabem disso. O Brasil, desde que o assunto começou a ser discutido, se posicionou contra a abrupta mudança de regras. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou clara esta posição na primeira reunião que teve com o presidente Barack Obama, em Washington, no mês passado. Ele saiu da Casa Branca com palavras de incentivo do anfitrião, como manda a boa diplomacia, mas nada mais.

A presente edição, também dentro dos esforços brasileiros anticrise, enfoca a reabertura das negociações entre os países da América do Sul, para reforçar o comércio regional. Com uma novidade: as transações comerciais seriam feitas com as moedas de cada nação, dispensando-se o uso do dólar, o que reduziria custos. Brasil e Argentina já há algum tempo seguem este modelo, que vem produzindo bons resultados. Há quem defenda, inclusive, que tal prática seja ampliada para parceiros de outros continentes.

Jorge Abrahão de Castro, diretor-geral da revista Desafios do Desenvolvimento

Cartas ou mensagens eletrônicas devem ser enviadas para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Diretoria de redação: SBS Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - CEP 70076-900 - Brasília, DF
Visite nosso endereço na internet: www.desafios.ipea.gov.br

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334