resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2009 . Ano 6 . Edição 53 - 3/08/2009

Com a retomada do crescimento econômico, nos últimos anos, e a recente redução dos impostos sobre os automóveis, o Brasil, em quase todas as regiões, viu o número de bólidos aumentar. Mas com eles vieram engarrafamentos, poluição, excesso de consumo de combustível, entre tantos outros males da nossa época. Para acomodálos: mais estradas, vias, rodovias, viadutos e áreas inteiras para estacionamentos. Qual o limite e o custo do transporte individual? Essa opção já chegou a seu esgotamento. É o que aponta a matéria de capa desta edição, que faz um retrato dessa problemática, aprofundando-se com artigos de pesquisadores de dentro e fora do Ipea. Apesar deste crescimento desgovernado na área de transporte, o Brasil segue rumo à liderança do setor de biocombustíveis, o que mostra reportagem desta edição.

Outro destaque desta edição é a entrevista com o professor, educador, advogado, filósofo, sociólogo, cientista político e ensaísta Candido Mendes, também integrante do Conselho de Orientação do Ipea, que cobra uma política educacional como remédio para o desenvolvimento.

E por falar em política educacional, o Ipea, prestes a comemorar 45 anos, em setembro, inicia a divulgação de uma série de publicações especiais. A primeira delas, objeto de uma reportagem especial, mostra uma avaliação feita por cerca de 100 pesquisadores do Ipea sobre 30 políticas públicas: uma avaliação ampla dos programas governamentais, seus erros e acertos.

Por fim, esta edição ainda registra a retomada da economia, o futuro do dólar, os juros ? sempre eles - e mais seções que fazem desta revista uma importante fonte de consulta, segundo nossos leitores.

Portanto, boa leitura e boa reflexão!

Daniel Castro, diretor-geral da revista
Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334