resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2009 . Ano 7 . Edição 55 - 17/11/2009

Países continentais, como Estados Unidos e China, concentram o volume de cargas transportadas via ferrovia. O Brasil, outro País também continental, já teve a ferrovia como rede principal de transporte de cargas. Após um sucateamento ao longo de décadas, o trem foi substituído pelo caminhão. Um contrassenso!

Com base em estudos do Ipea, a revista traz na sua reportagem de capa essa problemática e aponta os caminhos que o governo, associações e as empresas estão tomando e suas necessidades. E mostra a retomada desse setor como prioridade para o desenvolvimento nacional.

Essa mudança de rumo vem em bom momento, pois há uma expansão e regionalização da produção e o País não pode ficar refém da estrada. O que é debatido em reportagem especial que traz os registros de como essa expansão está mudando os fluxos de investimentos e gerando mudanças socioeconômicas em regiões antes estagnadas ou com pouco atrativo para a criação de novos empreendimentos.

Outro destaque da revista é a entrevista com o ilustre pernambucano Fernando Lyra, que faz parte da história do processo de abertura política e de redemocratização do Brasil, do qual participou ativamente e é lembrado como um dos líderes das "Diretas Já".

A revista Desenvolvimento traz ainda, entre os destaques, duas grandes reportagens. Uma sobre agricultura, onde registra os avanços e o debate entre produção e sustentabilidade. Outra sobre a biodiversidade, com ênfase na discussão sobre a preservação como medida obrigatória.

O que é importante registrar, como marca da revista Desenvolvimento, é a profundidade com que os temas são tratados. Cada reportagem traz um leque de autores especialistas no assunto. Nesta edição temos 12 artigos. Outra marca da revista são suas seções especiais, como a Questões do desenvolvimento, Retratos, Indicadores, etc.

O convite, então, é aproveitar as páginas seguintes e conhecer todos esses temas. Esperamos suas críticas e sugestões. Além da versão impressa, a revista pode ser lida pelo sítio www.desafios.gov.br.

Boa leitura!

Daniel Castro, diretor-geral da revista
Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334