resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2009 . Ano 7 . Edição 56 - 10/12/2009

 

Com a proximidade da Copa do Mundo e da Olimpíada, o Brasil tem de fazer uma verdadeira transformação para sediar os maiores eventos esportivos do mundo em um intervalo de tempo limitado. É necessário investir em infraestrutura, transportes, mobilidade urbana, hotelaria, turismo. A previsão de gastos chega a R$ 30 bilhões.

A reportagem de capa aprofunda o tema e mostra exemplos bemsucedidos de Olimpíadas em Barcelona, Sydney e Pequim, que o País pode seguir para conseguir resultados positivos. Mas estudo do Ipea alerta: benefícios como a geração de empregos, o turismo, a movimentação da economia local precisam ser acompanhados de investimentos nas cidades e não apenas nos eventos. O desafio é não gerar elefantes brancos e, ao final dos jogos, o brasileiro ser o maior beneficiado.

Porém, há as preocupações com os gastos, a segurança pública, a possibilidade de as construções não serem aproveitadas depois dos jogos, a não concretização das reformas pretendidas. Torna-se também urgente a modernização e as obras em um curto espaço de tempo. A matéria seguinte, sobre legislação, toca nesse ponto e questiona o excesso de burocracia e entraves para conclusão de obras e investimentos.

A revista traz ainda uma entrevista com o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, que conta como está planejando o Brasil para 2022, quando o País comemora o bicentenário da independência. O embaixador defende uma decisão política para haver uma redução significativa das disparidades sociais. Desigualdades que são acentuadas com a exclusão digital, da qual sofrem milhões de brasileiros sem acesso às tecnologias de informação. Esse é o assunto da reportagem que trata do Plano Nacional de Banda Larga e outras políticas já em curso a fim de aumentar o número de usuários da internet no Brasil dos atuais 54 milhões para 90 milhões.

Outro destaque da revista é a matéria que chama a atenção para o problema das inundações que se repetem de forma cada vez mais intensa no País e são causadas principalmente pelo abandono das ações de drenagem urbana.

Esta edição traz ainda seis artigos e as seções já conhecidas.

Boa leitura!

Daniel Castro, diretor-geral da revista
Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334