resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Cartas

2009 . Ano 7 . Edição 56 - 10/12/2009

  

CONGRATULAÇÕES

A edição 54, logo em sua capa, sobre o espelho d'água, sintetiza tudo "...em busca de um projeto de desenvolvimento para o Brasil, com menos desigualdade e distribuição das riquezas nacionais...". É este o foco! O debate que precisa ser seriamente enfrentado no nosso País. Fiquei mais satisfeita ainda em ver este tema pautado justo em uma edição especial, comemorativa de 45 anos do Ipea. Foi muito feliz a equipe da revista na composição e conteúdo das matérias, como a de planejamento do futuro com os debates; a da crise internacional; da infraestrutura; da fome e do desperdício; da pesca; da rede ferroviária e a do Banco Palmas (que eu, cearense, desconhecia).

Silvana Mendes Campos
Auditora-fiscal da Receita Federal do Brasil São Paulo (SP)
____________________________________________________________

BARRAGINHAS

Parabéns aos editores da revista pela reportagem sobre o projeto da Embrapa, "Barragens de Contenção de Águas Superficiais de Chuva", conhecido como tecnologia social das barraginhas, vencedor do prêmio Objetivos do Milênio (ODM) Brasil. Que possamos premiar em breve um projeto que livre as regiões metropolitanas de enchentes que estão afetando tanta gente em São Paulo.

Maria Fernanda Yunes
São Paulo (SP)

____________________________________________________________

FERNANDO LYRA

O ex-ministro Lyra está há tempos na vida pública e acerta nas avaliações. É pena que sua entrevista demonstre que, apesar de alguns avanços, queremos discutir os novos temas que se apresentam sem termos solucionado questões que estão aí desde sempre: desigualdades regionais, educação de qualidade, reforma agrária etc, etc.

Raoni Pardo
Alto Garças (MT)

____________________________________________________________

EMPREGO

Como engenheiro mecânico, mestrando, posso dizer que o mercado está mesmo aquecido, mas os salários não estão acompanhando essa tendência. A qualidade das vagas e até mesmo as condições da contratação assustam. E não acho que isso seja uma questão apenas regional, pois tenho contatos em várias capitais e todos concordam.

João Pedro Silva Mascarenhas
Belo Horizonte (MG)

____________________________________________________________

MARCHA PARA O INTERIOR

Nas iniciativas do governo federal de colocar "em primeiro plano" o desenvolvimento regional (reportagem "Marcha para o interior"), o BNDES é citado como parceiro de peso na empreitada, pois vem apostando cada vez mais no apoio às pequenas e médias empresas. As ações listadas e explicadas por Helena Lastres, da Secretaria de Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Local do banco, no entanto, parecem ser executadas em marcha lenta. O País necessita acelerar urgente. Em 2050, segundo o Ipea, teremos 65 milhões de idosos. Emprego decente é urgente no País, ou seremos náufragos das políticas sociais bem-sucedidas neste início de século

Eduarda Salgado Pena
Recife (PE)

____________________________________________________________

BELO MONTE


O artigo da secretária-adjunta do Instituto Socioambiental (ISA), Adriana Ramos, na edição nº 55, sobre a usina hidrelétrica de Belo Monte na região da Amazônia, nos alerta sobre o poder das pressões políticas para a concessão de licenças ambientais, de prevalecer sobre o cumprimento das diretrizes que garantem os direitos dos diretamente afetados pelas obras, no caso, todos nós, povo brasileiro. É, no mínimo, assustador.

Janaina Mendes
Santarém (PA)
 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334