resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2010 . Ano 7 . Edição 58 - 26/02/2010

Quem viveu a chamada década perdida de 1980 e lembrase das incertezas dos anos 1990 sabe que o Brasil atravessa um momento único em sua trajetória democrática. Em meio a previsões de que chegará, em um horizonte visível, ao posto de quinta economia do planeta, o País aguarda ansioso por mais números sobre as reservas do pré-sal, enquanto prepara a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016. São boas notícias que poderiam soar como fábulas se mencionadas há 20 anos.

Se naqueles tempos a população ainda tinha pesadelos com o fantasma da inflação, com o crédito limitado e a dívida externa, hoje encontra-se diante da oportunidade histórica de discutir - positivamente e sem tantos traumas - um projeto de desenvolvimento que eleve o Brasil ao patamar de nação desenvolvida. Mas o que mudou? Como podemos nos benefi ciar deste período especial e quais os riscos de ser um player no tabuleiro geopolítico? É esse o foco da matéria principal desta edição, acompanhada por quatro artigos que aprofundam o debate.

A responsabilidade social é outro tema de destaque nas próximas páginas. Desafios do Desenvolvimento revela que muitas empresas começam a cobrar os resultados de seus investimentos. Não se contentam apenas em fornecer recursos, sem ter ideia do retorno. Reportagens sobre trabalho, educação, desigualdade social e bolsa de valores ilustram a preocupação da revista em explorar todos os assuntos de influência econômico-social no País.

Na entrevista, o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, alerta para a falta de liderança global na atualidade e a fragilidade de instituições como o FMI e o Banco Mundial. Sem um reordenamento do sistema econômico e financeiro internacional, adverte Marco Aurélio, o planeta pode "se transformar em um grande barril de pólvora". Ele defende, ainda, o fortalecimento do Mercosul, tema abordado também na reportagem sobre o andamento dos projetos brasileiros de integração física sul-americana.

Desejo a todos uma ótima leitura.

Daniel Castro, diretor-geral da revista
Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334