resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2010 . Ano 7 . Edição 62 - 23/07/2010 - Edição Especial

Cidades históricas, sítios arqueológicos, embarcações tradicionais, manifestações culturais indígenas e afrodescendentes. São muitos os bens históricos e culturais do Brasil. Alguns ainda esperam pela chancela do tombamento.

Ao todo, o Brasil possui 17 patrimônios registrados na Lista da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), dos quais dez são culturais e sete, naturais. Apesar de terem alcançado o reconhecimento da Unesco, nem sempre esses patrimônios são valorizados pelos próprios cidadãos brasileiros.

Esta edição da revista Desafios do Desenvolvimento se faz especial por ressaltar a importância da preservação e tombamento das riquezas culturais e históricas nacionais. O momento é oportuno, uma vez que a presente edição coincide com o mês em que o Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco se reúne em Brasília. O comitê avaliará a possibilidade de tombamento de 32 novos locais em todo mundo.

A edição 62 reedita dez matérias sobre patrimônio histórico e cultural do Brasil. Traz sete artigos de renomados especialistas que tratam do tema com abordagens que vão desde a Política Nacional de Patrimônio Cultural ao desenvolvimento regional pela preservação do patrimônio histórico.

Jurema Machado, coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, concede a entrevista desta edição especial. O fundador do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Rodrigo Melo Franco de Andrade, é o destaque da seção Perfil. A revista traz ainda, em suas seções periódicas, o exame dos bens tombados no Brasil e no mundo.

Boa leitura!

Daniel Castro, diretor-geral da revista
Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334