resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2011 . Ano 8 . Edição 64 - 10/02/2011

Nesta edição, você confere na matéria de capa uma retrospectiva da recente crise internacional, uma análise de seus impactos e consequências. Iniciada em 2008, a crise financeira mudou o prestígio das potências tradicionais e reforçou a influência econômica e política dos países emergentes, principalmente China, Índia e Brasil.

O fenômeno também se refletiu em instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI), em que esses países ganharam mais peso. É o que revela o entrevistado desta edição, o economista Paulo Nogueira Batista, que representa o Brasil e mais oito países no Fundo. Na entrevista, Paulo mostra que, com a reforma da redistribuição de cotas no FMI, o Brasil passa a fazer parte do grupo central e está entre os dez maiores em termos de cotas e poder de veto no Fundo.

Diante dessa nova configuração, o Ipea reuniu durante três dias em uma conferência, na Esplanada dos Ministérios, 600 palestrantes e debatedores para discutir o desenvolvimento do país, "que não mais aceita ser liderado e pretende contribuir para o novo projeto de desenvolvimento mundial, multipolar e compatível com a repartição justa da riqueza e a sustentação do planeta para as novas gerações". Foi com essa fala, que o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, fez a abertura da 1ª Conferência do Desenvolvimento, assunto de uma das reportagens. O evento, aberto ao público, contou com oito painéis temáticos, 88 oficinas do desenvolvimento e 50 lançamentos de livros.

Aprofundando o debate sobre o crescimento econômico do país, a revista traz uma matéria sobre o modelo agrícola ideal para o Brasil e destaca, na seção Melhores Práticas, o caso bem sucedido de Santa Rita do Sapucaí. O pequeno município de Minas Gerais, antes produtor de café e leite, hoje é conhecido como Vale da Eletrônica, com 141 empresas do setor de eletroeletrônicos. O resultado vem dos incentivos e investimentos, desde os anos 1950, na criação de escolas e empresas especializadas nesse setor.

A partir desta edição, a Revista Desafios do Desenvolvimento passa a ser identificada apenas com o número da edição e o ano da publicação, e passa a se denominar apenas por Desenvolvimento em citações na própria revista.

Confira ainda cinco artigos e as seções já conhecidas.

Boa leitura!

Daniel Castro, diretor geral da revista
Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334