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Seção do Ipea

2011 . Ano 8 . Edição 66 - 27/07/2011

Parceria
Ipea e China firmam cooperação em C&T

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O Ipea assinou um acordo de cooperação técnica com o Departamento de Ciência e Tecnologia de Shaanxi, província da República Popular da China. Firmado em maio, na sede do Instituto, em Brasília, o acordo prevê cooperação em áreas de interesse comum.

De acordo com Rodrigo Abdalla, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, o acordo vai permitir a intensificação das relações institucionais com a China, além de proporcionar a abertura de novas possibilidades para o desenvolvimento da ciência e tecnologia. Segundo ele, essa província possui grande concentração de indústrias com alto grau de inovação tecnológica. “Vamos, a partir de agora, elaborar um plano de trabalho e divulgá-lo aos pesquisadores que tenham interesse em participar de atividades comuns aos dois países na área e contribuir para o sucesso deste acordo de cooperação”, disse Abdalla.

Cofecon
Prêmio Brasil de Economia está com as inscrições abertas

Com o objetivo de incentivar a investigação econômica em geral e estimular economistas e estudantes de economia a desenvolverem pesquisas voltadas para o conhecimento da realidade brasileira, o Conselho Federal de Economia (Cofecon) lançou o XVII Prêmio Brasil de Economia, em parceria com o Institudo de Pesquisa Econômica Aplicada.

O Ipea apoiará o PBE de 2011 com a concessão de bolsas aos melhores trabalhos em três das cinco categorias. As inscrições estão abertas até o dia 1º de julho. O Prêmio reconhecerá trabalhos acadêmicos em cinco diferentes áreas: monografia de graduação, dissertação de mestrado, tese de doutorado, artigo técnico ou científico e livro de economia. A soma dos prêmios é de R$ 46 mil. Os trabalhos que concorrerão aos prêmios poderão ser protocolados nos Conselhos Regionais de Economia ou em suas Delegacias até o dia 1º de julho e deverão ter um único autor, exceto nas categorias livro e artigo.

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O Ipea concederá aos primeiros colocados nas categorias tese de doutorado, dissertação de mestrado e monografia de graduação uma bolsa de um ano (sem vínculo empregatício). Os premiados deverão enviar ao Instituto os projetos de pesquisa com os quais venceram o PBE. O prazo de entrega será de até três meses depois da premiação. Além disso, os projetos ainda passarão por aprovação de acordo com as normas de concessão de bolsas do Ipea.

As pesquisas devem focar temas relacionados à Teoria Econômica, Pensamento Econômico Contemporâneo, Economia Brasileira, Economia do Setor Público, Economia Internacional, Economia Agrícola, Economia Socioambiental, Economia Regional e Urbana, Integração Econômica, Economia e Inovações Tecnológicas, temas interdisciplinares e outros relativos à Ciência Econômica. Além disso, os participantes precisam adotar as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em seus trabalhos. Mais informações em www.cofecon.org.br.

Premiação
Os valores da premiação em cada categoria do XVII Prêmio Brasil de Economia são:

Livro de Economia
1º lugar: R$ 10.000,00.
2º lugar: Menção honrosa.
3º lugar: Menção honrosa.

Tese de Doutorado
1º lugar: R$ 10.000,00 e bolsa de pesquisa no Ipea por um ano.
2º lugar: R$ 5.000,00.
3º lugar: R$ 3.000,00.

Dissertação de Mestrado
1º lugar: R$ 5.000,00 e bolsa de pesquisa no Ipea por um ano.
2º lugar: R$ 3.000,00.
3º lugar: R$ 2.000,00.

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Artigo Técnico ou Artigo Científico
1º lugar: R$ 3.000,00.
2º lugar: Menção honrosa.
3º lugar: Menção honrosa.

Monografia de Graduação
1º lugar: R$ 3.000,00 e bolsa de pesquisa no Ipea por um ano.
2º lugar: R$ 2.000,00.
3º lugar: Menção honrosa.

 

Negro
Comunicado detalha demografia racial no Brasil

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O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou, em maio, o Comunicado nº 91, Dinâmica Demográfica das População Negra Brasileira. Apresentado pela técnica de planejamento e pesquisa Ana Amélia Camarano e pelo secretárioexecutivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Mário Lisboa Theodoro, o estudo faz um comparativo do comportamento demográfico das populações negra e branca.

A análise comprova que em 2010 a população negra superou a de brancos. Além disso, constatou-se que os negros morrem cedo. Cerca de 50% dos óbitos ocorrem por causas externas relacionadas a agressões. Entre os brancos, esse número é de apenas um terço – a maioria das mortes está relacionada a acidentes de trânsito.

A pesquisa também mostra que, de um modo geral, aumentou o número de mulheres como provedoras de família entre 1999 e 2009 – índice esse mais expressivo entre as brancas. Ainda assim, são as negras que estão em maior número entre as que trabalham e se dedicam às atividades domésticas. O estudo completo está disponível no Portal do Ipea: www.ipea.gov.br.

Periódicos
Ipea fará chamada para publicações

O Ipea vai apoiar a publicação de periódicos científicos brasileiros referentes à área de Ciências Humanas, consolidados e emergentes, a fim de que alcancem excelência nacional e internacional. É a primeira vez que o Instituto fará Chamada Pública com esse objetivo, no âmbito do Subprograma de Apoio a Projetos Especiais (Proesp).

Para tanto, o chefe da Assessoria de Planejamento do Ipea, Aristides Monteiro Neto, reuniu-se, em maio, com representantes de instituições brasileiras de pós-graduação – Anpocs, Anped, Anpec, Conpedi, Aba, ABEPSS, SBS, ABCP, Anpur, Abri, Anpuh e Intercom – para definir a forma e os critérios de seleção do edital de incentivo às publicações acadêmicas. Em breve, a chamada pública será divulgada e estará disponível no Portal do Instituto.

Mobilidade
Transporte público perde espaço para o individual

Os brasileiros estão trocando o transporte coletivo pelo individual e a tendência deve se intensificar se não houver uma atuação mais forte do Governo Federal. Essa é a conclusão do Comunicado do Ipea nº 94, A mobilidade urbana no Brasil, lançado em maio, no Rio de Janeiro.

O número de usuários de veículos individuais cresceu 9% ao ano no caso dos carros, e 19%, de motocicletas. O uso do transporte público caiu de 68% para 51% do total

Foto: Rafael Cavalcante
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de viagens motorizadas. Essas mudanças estruturais tiveram enormes consequências nos gastos dos usuários, no consumo de energia e na piora nos níveis de poluição, no congestionamento e nos acidentes de trânsito.

Apresentada pelo técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Carlos Henrique Carvalho, a pesquisa revelou que os sistemas de mobilidade são ineficientes e pioram as desigualdades Rafael Cavalcante sócio-espaciais. O estudo apontou que mais de 20% da população no Brasil gasta mais de uma hora por dia no trajeto casa-trabalho.

Uma das soluções para desafogar as grandes cidades seria a integração dos transportes, como já ocorre em grandes centros como Rio e São Paulo. E mais: uma melhoria no próprio transporte, que precisa ser atraente para a população trocar o conforto do carro pelo ônibus ou pelo metrô. Uma última estratégia, apontada por Carvalho, seria a criação de subsídios do governo no preço do diesel para as empresas de transporte coletivo, o que provocaria um abatimento no valor da passagem, repassado ao usuário.

Os sistemas de ônibus urbanos e metropolitanos são a modalidade de transporte público predominante no Brasil, operando em 85% dos municípios. O transporte coletivo urbano atende majoritariamente a pessoas de média e baixa renda no país, o que torna o valor da tarifa desses serviços um instrumento importante na formulação de políticas de inclusão social e também na gestão da mobilidade urbana. O estudo completo está disponível no Portal do Ipea: www.ipea.gov.br.

 
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