resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livros e Publicações

2011 . Ano 8 . Edição 66 - 27/07/2011

POLÍTICAS SOCIAIS: ACOMPANHAMENTO E ANÁLISE, Nº 19

rd66se05img01

O periódico Políticas Sociais: acompanhamento e análise busca fornecer informações com conteúdo analítico e periodicamente atualizadas. A publicação materializa o resultado de um esforço permanente, da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea, em registrar e analisar de modo crítico a evolução de uma variedade de aspectos da atuação do governo federal. Esta edição compreende nove capítulos, cobrindo as principais áreas de política social no governo federal (previdência social, assistência social, saúde, educação, cultura, trabalho e renda, desenvolvimento rural, igualdade racial e igualdade de gênero), e aborda a evolução das políticas e dos programas federais de janeiro de 2009 a setembro de 2010, bem como os fatos mais relevantes – inovações legislativas, mudanças institucionais, conferências e fóruns etc. – ocorridos no período.

PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS (PPP) Nº 35

Esta edição da PPP aborda assuntos como agricultura familiar, a Política Nacional do Meio Ambiente em municípios, análise dos desequilíbrios cambiais no Brasil na década de 1990, o desenvolvimento territorial de Petrolina (PE), experiências de programas de enfrentamento da pobreza em São Paulo e Belo Horizonte, a matriz elétrica do Pará, a relação entre desigualdade de renda e nível de renda per capta nos estados brasileiros e os ciclos políticos orçamentários do Ceará. Há também um texto em espanhol sobre os fluxos de emprego no setor industrial colombiano.

PESQUISA E PLANEJAMENTO ECONÔMICO (VOLUME 40, NÚMERO 3)

A Pesquisa e planejamento econômico (PPE) é uma publicação quadrimestral. Apresenta análises teóricas e empíricas sobre problemas econômicos elaboradas por pesquisadores do Ipea e de outras instituições. A PPE é editada nos meses de abril, agosto e dezembro. Teve início em 1971, sob o título Pesquisa e Planejamento.

Com 15 artigos, o volume 40 da PPE aborda assuntos como o efeito da desoneração fiscal de não residentes sobre a curva de juros brasileira, as intervenções do Banco Central e a previsibilidade da taxa de câmbio, os efeitos da política monetária na economia brasileira, os efeitos distributivos do salário mínimo no mercado de trabalho brasileiro e o potencial criador de emprego e renda na atividade de turismo.

BRASIL EM DESENVOLVIMENTO 2010 – ESTADO, PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS (VOLUMES 1, 2 E 3)

A publicação apresenta análises, investigações e proposições sobre aspectos da realidade social, econômica, política e institucional do Brasil. Os estudos são focados nos acontecimentos que marcaram a vida nacional em 2009 e 2010. Ao todo, os três volumes possuem cinco partes temáticas: a) padrões recentes do gasto público federal e para instrumentos de política econômica utilizados para resistir aos impactos da crise internacional; b) avaliação de políticas setoriais específicas implementadas com vistas à competitividade do país, bem como avaliação dos ganhos possíveis em inovação tecnológica; c) dimensão e opções do engajamento recente do país no cenário das relações políticas internacionais; d) democratização e consolidação de valores republicanos dentro do Estado a partir da abertura crescente de espaços institucionais à participação da sociedade civil; e e) investigações críticas e propositivas sobre o uso de métodos de avaliação de políticas públicas.

GLOBALIZAR A SOLIDARIEDADE: EM DEFESA DA TAXAÇÃO DOS FLUXOS FINANCEIROS

Organizado por um grupo de pesquisadores do Ipea, o livro procura realizar um panorama das diferentes propostas de taxação dos fluxos de capitais, bem como refletir sobre a viabilidade e a necessidade de o Brasil avançar na introdução da Taxa Solidária Global.

Índice de expectativas das famílias (IEF) nº 9 O indicador aponta a percepção das famílias para o futuro próprio e da economia brasileira. Traz perspectivas dos entrevistados para decisões sobre consumo, condição financeira passada e futura, mercado de trabalho, endividamento e condições de quitação de dívidas.

TRAÇANDO NOVOS RUMOS: O BRASIL EM UM MUNDO MULTIPOLAR

rd66sec05img02

O livro, fruto de uma cooperação entre o Ipea e a Foresight (fórum internacional do Deutsche Bank e do Policy Network, duas organizações européias), reúne 15 artigos, divididos em três partes: trajetórias do crescimento sustentável; tensões internas e coesão social; e autonomia da era da independência. A obra levanta a discussão sobre o papel do Brasil como ator-chave no cenário mundial no século 21.

Os artigos são assinados por Marcio Pochmann, Nelson Barbosa, Glauco Arbix, Maurício Tolmasquim, André Singer, Jorge Abrahão de Castro, Rubens Barbosa, entre outros.

RADAR: TECNOLOGIA, PRODUÇÃO E COMÉRCIO EXTERNO Nº 13

O boletim é uma publicação bimestral com artigos sobre temas relacionados à produção, inovação tecnológica, infraestrutura, regulação econômica e comércio exterior.

MERCADO DE TRABALHO Nº 46

O boletim publica um panorama geral do funcionamento do mercado de trabalho metropolitano em 2010, comparando os principais indicadores com os observados em anos imediatamente anteriores. Traz ainda notas técnicas e a seção Economia Solidária e Políticas Públicas. Esta explora um tema pouco usual nas discussões sobre mercado de trabalho: a prevenção da violência.

A LONGA TRANSIÇÃO RUSSA

O livro Uma longa transição: vinte anos de transformações na Rússia, lançado pelo Ipea em junho, busca realizar um exame abrangente sobre o país, a partir da queda do regime socialista, em 1991. A Rússia vive, desde então, uma mudança rumo a uma economia de mercado, tendo enfrentado diversas crises ao longo do tempo. A obra é resultado de pesquisa organizada pela Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Instituto.

O trabalho teve início com estudos sobre a internacionalização de empresas e geopolítica do petróleo e gás na Rússia, realizados pelos pesquisadores André Pineli Alves e Giorgio Schutte, ambos do Ipea. A esta investigação inicial juntaram-se acadêmicos de outras instituições, como Gabriel Pessin Adam (UFRGS), Angelo Segrillo (USP) e Lenina Pomeranz (USP).

Entre os temas analisados no livro figuram a relação atual da Rússia com os países que constituíam a antiga União Soviética, a indústria do petróleo e gás, planos de modernização da economia, a expansão internacional de suas empresas e a política interna com a divisão de poderes entre o presidente Dmitri Medvedev e o primeiroministro Vladimir Putin.

_________________________________________________________
Todos as publicações do Ipea estão disponíveis em www.ipea.gov.br

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334