resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2011 . Ano 8 . Edição 66 - 27/07/2011

Esta edição de Desenvolvimento tem como matéria de capa a mudança do perfil da pauta de exportações brasileiras. Baseada em pesquisa do Ipea e ouvindo a opinião de acadêmicos e lideranças sindicais e empresariais, a jornalista Maria Inês Nassif mostra que “Entre 2007 e 2010, a participação das commodities primárias na pauta de exportações brasileiras saltou dez pontos percentuais, de 41% para 51%”. Os dados são de estudo dos pesquisadores Fernanda De Negri e Gustavo Varela Alvarenga, publicado no número 13 do boletim Radar, do Instituto.

O comércio exterior liga-se a outro tema que tem ocupado o debate econômico. Trata-se da inflação. A ameaça de descontrole é real ou tratase de fenômeno localizado com causas mais externas do que internas? André Barrocal busca situar a questão nas orientações de governo e nas diversas visões sobre o tema. E Paulo Kliass dá conta da multiplicidade de indicadores utilizados para medir a variação de preços.

Um dos vilões para o consumidor brasileiro tem sido o preço dos alimentos, objeto constante de remarcações em feiras e supermercados. A repórter Verena Glass esteve no Pará, no Paraná, em Brasília e em São Paulo para verificar a produtividade do setor que mais oferta produtos para a mesa do brasileiro, a agricultura familiar. Ao confrontar dados e experiências de agricultores, Verena oferece um painel sobre as principais características do setor.

O repórter Mercel Gomes, por sua vez, mergulhou na pesquisa Situação atual das trabalhadoras domésticas no país, realizado pelo Ipea e foi atrás do depoimento de trabalhadoras e especialistas. Seu objetivo é explicar porque a oferta de mão de obra da modalidade vem caindo justamente quando o país retoma o caminho do desenvolvimento.

A entrevista desta edição é com a arquiteta e urbanista Ermínia Maricato. Professora da USP e Secretária Executiva do Ministério das Cidades, entre 2002 e 2005, Ermínia é reconhecida internacionalmente como uma das maiores especialistas em problemas urbanos. Ela traça um quadro preocupante em suas análises: “Sem mexer na questão fundiária, não há como fazer reforma urbana em nosso país”.

A edição se completa com um relato da missão do Ipea na Venezuela, por seu responsável, o economista Pedro Barros, com um perfil do intelectual sergipano Manuel Bomfim (1868-1932) e em oito artigos de especialistas em temas vinculados às matérias

Boa Leitura!

Daniel Castro, diretor geral da
revista Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334