resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livros e Publicações

2011 . Ano 8 . Edição 67 - 20/09/2011

rd67sec07img02


Diálogos para o desenvolvimento: a reinvenção do planejamento governamental no Brasil (vol. 4)

O livro busca recuperar histórica e analiticamente a trajetória do planejamento estatal na América Latina, com foco voltado para o caso brasileiro.

Entre outros temas, são debatidos a retomada do desenvolvimento como base para a integração nacional, a gestão e a burocracia pública e os mecanismos de controle do Estado. Como pano de fundo essencial está a participação da sociedade na elaboração de diversas políticas públicas.

___________________________________________________________________________________

rd67sec07img01Boletim de Economia Política Internacional nº 6
Nesta edição, os artigos abordam, entre outros temas, o perfil tarifário dos países que compõem os Bric, os investimentos externos na Ásia (Coréia do Sul e Vietnã, principalmente), as perspectivas estratégicas para o Atlântico Sul e a indústria de defesa argentina, além das relações diplomáticas com os Estados Unidos e Moçambique. 

___________________________________________________________________________________

rd67sec07img03

 
Crise financeira global: mudanças estruturais e impactos sobre os emergentes e o Brasil
Uma coletânea plural de ensaios sobre as causas e consequências imediatas da crise e as articulações e tensões dos países em desenvolvimento para interferir nos rumos do sistema financeiro internacional.

Em meio a turbulências monetárias e redução de crédito, são examinados os canais de transmissão da crise e seus efeitos para o comércio internacional, com destaque para o Brasil.

___________________________________________________________________________________

rd67sec07img04

Boletim Mercado de Trabalho: conjuntura e análise (BMT) nº 47
Esta edição analisa o desempenho do mercado de trabalho metropolitano no primeiro trimestre de 2011. Tanto a taxa de desemprego como a taxa de informalidade registram em 2011 valores menores do que aqueles registrados no primeiro trimestre dos anos anteriores. Houve também o aumento do nível de ocupação e dos rendimentos reais em relação ao mesmo período de 2010.

___________________________________________________________________________________

rd67sec07img05

 
Comunicado do Ipea n°98: 15 anos de Gasto Social Federal - Notas sobre o período 1995-2009
O documento, disponível em www. ipea.gov.br, mostra que o gasto social do governo federal teve crescimento contínuo nos últimos 15 anos e atingiu quase 16% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009. Isso significa que foram destinados a áreas como saúde, educação, previdência e assistência social, entre outras, o equivalente a R$ 541,3 bilhões.

O estudo destaca ainda que o comportamento dos investimentos sociais mudou durante a crise financeira mundial de 2008/2009. Antes, quando o país enfrentava uma crise, os gastos se comportavam de maneira pró-cíclica, ou seja, sofriam queda ou desaceleração, acompanhando o resultado negativo do PIB. Naqueles anos, ocorreu um movimento contrário. Os investimentos sociais aceleraram e cresceram quase 12%, enquanto a economia sofria com a recessão.

___________________________________________________________________________________

rd67sec07img06


Boletim de Economia Política e Internacional nº 7

A nova edição do Boletim de Economia e Política Internacional do Ipea (Bepi) traz sete artigos, que versam sobre o comércio internacional de armas, os impasses vividos pela OMC com o insucesso da Rodada de Doha, a estratégia de desenvolvimento econômico da Rússia e a integração Brasil- -Venezuela.

O boletim é uma publicação periódica da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte).

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334