resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2011 . Ano 8 . Edição 67 - 20/09/2011

Esta edição de Desafios do Desenvolvimento está particularmente substanciosa, como se dizia em outros tempos. A matéria de capa, de autoria do repórter André Barrocal, examina o novo conjunto de medidas lançado recentemente pelo governo federal para combater a pobreza extrema. Trata-se do Brasil sem miséria, cuja meta é identificar e mudar a vida de 16 milhões de brasileiros até 2014. A reportagem também mostra os seminários realizados pelo Ipea com o objetivo de evidenciar as especificidades das carências sociais em cada região.

Já o repórter Marcel Gomes voltou-se para o debate sobre o Código Florestal. Após esquadrinhar os projetos em disputa, ouvir os vários lados e estudar o documento do Ipea intitulado Código Florestal: implicações do PL 1.876/99 nas áreas de reserva legal, Marcel apresenta um elucidativo painel sobre uma das questões mais polêmicas da agenda nacional nos últimos meses.

Das florestas, saltamos diretamente para nossas metrópoles. A repórter Maíra Kubik voltou-se para o trânsito permanentemente congestionado das grandes cidades brasileiras. Tendo por base o estudo A Mobilidade Urbana no Brasil, lançado pelo Ipea, Maíra mostra os dilemas causados pela supremacia do transporte individual.

No plano internacional, a matéria “O que a crise da União Europeia ensina ao Mercosul?”, de Marco Weissheimer, busca estabelecer semelhanças e diferenças entre os dois blocos. Um depoimento de Marcos Antonio de Macedo Cintra, da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea, estabelece semelhanças e diferenças entre as duas regiões.

O entrevistado deste número é o advogado Fabio Konder Comparato. Fundador da Escola de Governo, instituição destinada a formar “educadores políticos”, de acordo com suas palavras, Comparato discorre sobre o poder, a lei de Anistia, os meios de comunicação e as lutas políticas que enfrentou em mais de meio século de atividade.

Ainda sobre o tema Comunicação, João Claudio Garcia Rodrigues Lima comenta o recente lançamento do Ipea, Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil. Trata-se de uma obra em três volumes, que faz o mais completo levantamento sobre o setor já realizado no Brasil.

A edição traz também matérias sobre o tombamento de terreiros de candomblé, as crises bancárias do tempo do Império e um perfil do barão de Mauá, o maior empresário brasileiro do século 19.

Boa Leitura!

Daniel Castro, diretor geral da
revista Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334