resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Observatório Latino-americano - Mudança

2011 . Ano 8 . Edição 68 - 16/10/2011

Mudança
Cuba substitui ministro da economia


rd68sec07img01

O governo cubano anunciou, em março, a saída do ministro de Economia e Planejamento, Marino Murillo Jorge, que estava no cargo desde 2009. Em seu lugar assumirá o engenheiro Adel Yzquierdo Rodriguez. Murillo passará a ser o responsável pela coordenação da execução de medidas econômicas que estimulam a iniciativa autônoma dos profissionais.

Rodriguez ocupou cargos de chefia em várias estatais e também no Departamento de Planejamento e Economia. Em comunicado, o governo informou que Murillo, mesmo fora do ministério, será responsável pelas agências da área de Economia e Planejamento.

Pelo comunicado, o governo informou também que Murillo, como coordenador do Comitê de Política Econômica do 6º Congresso do Partido que vai supervisionar a aplicação das medidas adotadas para atualizar o modelo da economia cubana.

No ano passado, o governo cubano autorizou uma série de profissionais a ter seu próprio negócio. A estimativa é que cinco milhões de trabalhadores consigam aderir às novas medidas. Até meados de 2010, apenas 148 mil trabalhadores possuíam licença para ter o próprio negócio.
___________________________________________________________________________________

Meio ambiente
Embrapa coordena banco de material genético de animais da América Latina


rd68sec07img02

O primeiro banco de material genético (germoplasma) de animais selvagens da América Latina está aos cuidados, desde maio, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa. A Fundação Jardim Zoológico de Brasília era a depositária da unidade de conservação do material, mas um acordo possibilitou a cooperação técnica e a transferência dos germoplasmas. Com o acordo, fica assegurado ao zoológico de Brasília, o acesso, em primeira mão, a qualquer material genético com vistas à conservação e pesquisa.

Com a tecnologia, poderá ser feita reprodução assistida de animais, que engloba a inseminação artificial, fertilização in vitro e transferência de embrião. O armazenamento das células-tronco possibilita, por exemplo, tratamento de animais, pesquisa e, caso necessário, a clonagem de animais. O material genético fica guardado em botijões de nitrogênio a 196º C abaixo de zero.

A Embrapa já mantinha um banco de germoplasma com a maioria das espécies domésticas. Em quase um ano de projeto com espécies selvagens no zoológico, já foram coletados materiais genéticos de 21 animais, como lobo-guará, raposa, macacoprego e tamanduá.
___________________________________________________________________________________

Itaipu
Hidrelétrica vai sediar curso sobre integração energética na América Latina

rd68sec07img03


Em parceria com a Usina Hidrelétrica de Itaipu, o Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gesel/UFRJ) vai implantar um curso de pós-graduação sobre a integração energética na América Latina.

Em Foz do Iguaçu, onde fica a usina, foram iniciadas no segundo semestre do ano passado as atividades acadêmicas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), que cederá o espaço físico e sua estrutura acadêmica. A Unila tem um corpo docente integrado por professores brasileiros e de outros países da América Latina.

O início do curso está previsto para março de 2012. O Gesel deverá ter um laboratório de pesquisas na Unila, para aulas complementares. Os alunos farão estágio em Itaipu, e o curso será destinado a alunos já graduados nas áreas de engenharia, economia e administração, oriundos dos países envolvidos com a integração energética: Brasil, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Bolívia e Peru e os países da América Central.
___________________________________________________________________________________

Pesquisa
Pobreza atinge a 81 milhões de crianças e adolescentes latino-americanos e caribenhos

rd68sec07img04

Na América Latina e no Caribe, 45% das crianças e dos adolescentes não têm assegurados seus direitos básicos em decorrência da pobreza, que atinge 81 milhões de meninos e meninas com menos de 18 anos. A conclusão é de um estudo, divulgado em maio, pela Comissão Econômica América Latina e Caribe (Cepal) e pelo Fundo das Nações Unidas para Fundo para a Infância (Unicef). Os dados são de 2007.

O Brasil ocupa o sétimo lugar neste ranking, com 38,8% de crianças e adolescentes na faixa da pobreza, atrás de Costa Rica, Chile, Uruguai, Argentina, Venezuela e Colômbia. Os piores percentuais são registrados em El Salvador, na Guatemala e Nicarágua, na Bolívia, em Honduras e no Paraguai.

No caso dos piores percentuais – El Salvador, Guatemala e Nicarágua – a faixa de pobreza envolvendo crianças e adolescentes chega a 86%, na sociedade salvadorenha, dos quais 39% estão na linha da pobreza extrema. Na Guatemala e Nicarágua, os percentuais são acima de 78,5% e quase metade é considerada pobreza extrema.

O estudo foi feito durante os anos de 2008 e 2009 com base em dados apresentados pelos governos de cada país. Para a análise do material foram considerados fatores, como nutrição, acesso à água potável, ao saneamento, à habitação de qualidade, à escola e aos meios de comunicação e informação.
___________________________________________________________________________________

Exílio
Acordo permite retorno de Zelaya a Honduras sem punições

rd68sec07img05


O presidente de Honduras, Porfírio Pepe Lobo, e o presidente deposto do país, Manuel Zelaya, assinaram, em maio, um acordo que permite, sem riscos de punições, o retorno de Zelaya ao país. A iniciativa é a principal medida que levará à reintegração de Honduras à Organização dos Estados Americanos (OEA), depois de quase dois anos de suspensão. Honduras foi suspensa após o golpe de Estado que levou à saída de Zelaya do poder, em outubro de 2009.

No período de cinco a sete de junho, a Assembleia Geral da OEA se reúne em El Salvador e a reintegração de Honduras será o principal tema. A reintegração deve ser definida por consenso. No documento, que estabelece nove pontos de entendimento, também foram incluídas garantias legais a exilados políticos, membros do gabinete do ex-mandatário e seus simpatizantes. O “Acordo de Cartagena” deve abrir caminho para a legitimação do governo de Pepe Lobo, proveniente de eleições organizadas pelo governo interino depois do golpe cuja legitimidade foi questionada na região.

Em 28 de junho de 2009, Zelaya foi retirado da residência oficial por um grupo coordenado por representantes das Forças Armadas, da Suprema Corte e do Parlamento. O ato foi considerado um golpe de Estado pela OEA, o Brasil e vários países da região. Meses depois, o presidente deposto pediu abrigo à Embaixada do Brasil em Honduras, onde permaneceu até a eleição de Pepe Logo. Desde então, Zelaya vive na República Dominicana. Como parte das negociações, no início de maio, a Justiça de Honduras anulou os processos de corrupção contra o ex-presidente. O acordo assinado ontem foi mediado pelos governos da Colômbia e Venezuela.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334