resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
A constituição de uma esfera pública regional no Mercosul

2011 . Ano 8 . Edição 68 - 16/10/2011

José Renato Vieira Martins e Carolina Albuquerque Silva

rd68art03img01


Quando foi criado, em 1991, o Mercosul não contava com nenhum tipo de mecanismo de participação social, configurando- se exclusivamente como um acordo entre Estados. Os governos do Cone Sul que optaram pela via da regionalização consideravam o Mercosul muito mais uma oportunidade para realizar a abertura dos mercados nacionais, do que um meio para implementar políticas efetivas de integração econômica, produtiva e social. Somente em 1994, com a assinatura do Protocolo Adicional de Ouro Preto, foram criados os primeiros espaços institucionais – a Comissão Parlamentar Conjunta e o Foro Consultivo Econômico e Social – que flexibilizaram a participação exclusiva do Poder Executivo nas discussões do Mercosul.

Decorridos vinte anos da criação do bloco, o aprofundamento da institucionalidade democrática do Mercosul tornou-se um tema prioritário para o avanço da integração. A participação da sociedade civil, observada recentemente em diferentes âmbitos nacionais e regionais, tem permitido que plataformas regionais de organizações e movimentos sociais adquiram um peso relativo maior nas escolhas sobre os destinos da região.

Essa aproximação entre Estado e sociedade já produziu efeitos palpáveis. O destaque que os temas sociais passaram a receber nas negociações é um deles. Novos espaços institucionais de discussão e implementação de políticas públicas foram criados. A Comissão de Coordenação de Ministros de Assuntos Sociais do Mercosul, o Instituto Social do Mercosul, as Cúpulas Sociais do Mercosul, o Programa Brasileiro do Mercosul Social e Participativo e o Conselho Consultivo da Sociedade Civil, ligado ao Ministério das Relações Exteriores da Argentina – são exemplos concretos dessa mudança.

A construção de uma esfera pública regional conta hoje com ações positivas em diferentes áreas, com resultados tangíveis que beneficiam milhares de cidadãos do Mercosul. O Acordo Multilateral da Seguridade Social dos Estados Partes permite, desde 2006, o acesso a direitos previdenciários no bloco; o atendimento médico em cidades de fronteira e a adoção de critérios comuns de saúde pública; a harmonização de currículos do ensino superior e das políticas públicas de educação; a promoção de ações conjuntas para o enfrentamento da violência contra a mulher; e a construção e negociação do Plano Estratégico de Ação Social configuram uma inédita base para o avanço da integração social. A dimensão democrática do Mercosul contará, em breve, com a Unidade Técnica de Apoio à Participação Social no Mercosul, aprovada pelo Grupo do Mercado Comum em dezembro de 2010.

Também se destaca a criação de mecanismos de financiamento e crédito para as atividades de interesse social, como o Fundo Mercosul de Garantias para as Micro, Pequenas e Médias Empresas e o Fundo de Agricultura Familiar do Mercosul. O objetivo é priorizar as principais fontes de geração de empregos e garantir a segurança alimentar regional. Ademais, estão sendo implantados os registros nacionais da agricultura familiar em todos os países do bloco. Até o surgimento da Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), apenas o Brasil e o Chile contavam com este tipo de instrumento, o que possibilita que os governos cadastrem as famílias da agricultura familiar. Em 2010, 40% do universo da agricultura familiar do Mercosul já foi registrado e tem se beneficiado das políticas públicas específicas destinadas ao setor.

As mudanças operadas nesse período apontam para um Mercosul socialmente mais integrado, com demandas próprias e políticas específicas destinadas a atender às imensas carências sociais da região. A agenda recente do bloco – mais voltada para os temas do desenvolvimento social – está intimamente associada à emergência do Mercosul social e participativo como novo elemento da governança regional.

Esse enfoque reflete uma nova forma de trabalhar os temas sociais no interior do bloco, com base na centralidade da dimensão social para a integração. Trata-se de enxergar o desenvolvimento social como eixo transversal do processo integracionista, evitando abordagens meramente assistencialistas, procurando superar a falsa dicotomia entre as políticas econômicas e as políticas sociais, e sempre atuando em parceria com as organizações da sociedade civil.

___________________________________________________________________________________
José Renato Vieira Martins é Chefe da Assessoria Internacional da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil, professor e secretário de relações
institucionais da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Carolina Albuquerque Silva é Assessora da Assessoria Internacional da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334