resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2011 . Ano 8 . Edição 68 - 16/10/2011

O tema mudanças climáticas costuma voltar à pauta acompanhado por tragédias humanas. A matéria de capa desta Desafios do Desenvolvimento relembra as enchentes no Nordeste e o desastre na região serrana do Rio de Janeiro, ocorridos no início do ano, para discutir como a sociedade e o Estado brasileiros podem se preparar para uma possível intensificação dos fenômenos climáticos extremos. Com as negociações internacionais sobre o clima enfrentando impasses, cada vez mais a preocupação futura dos governos passa a ser a adaptação aos efeitos do aquecimento global.

O texto do repórter Paulo Fernando traz a opinião de especialistas sobre a necessidade de garantir, com regras mais rígidas, a manutenção de áreas de conservação permanente e de conscientizar a população sobre os riscos climáticos, limitando a exposição a acidentes naturais. A matéria vai mais longe e aborda o modelo ideal de desenvolvimento urbano, fundamentado no acesso dos mais pobres a assentamentos próximos ao centro das cidades, em áreas com a infraestrutura urbana adequada.

Com papel relevante nas questões que envolvem a sustentabilidade ambiental e econômica, a política agrícola brasileira é avaliada na reportagem Do subsídio à política agrícola, de Roberto Tenório. O Brasil é o quinto maior produtor de bens agrícolas do mundo e o terceiro maior exportador. Mesmo com resultados econômicos robustos, o país não consegue dar condições semelhantes de competição aos vários tipos de estabelecimentos rurais. Enquanto o agronegócio exportador apresenta produtividade nivelada a dos países desenvolvidos, a agricultura familiar enfrenta dificuldades em oferecer o suficiente para a subsistência dos produtores.

A entrevista deste número é com a ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie Northfleet. Primeira mulher a assumir o posto máximo do Judiciário brasileiro, a ministra recebeu em seu gabinete a equipe da Desafios, poucos dias antes de anunciar sua aposentadoria, para uma extensa conversa na qual apresentou sua opinião sobre a eficiência do poder Judiciário, a relação do STF com o Executivo e o Legislativo e a participação do Brasil no cenário geopolítico mundial.

A revista traz ainda reportagens sobre os 20 anos do Mercosul e sobre a parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a realização de estudo inédito que avaliará dados sobre propriedade intelectual e concorrência em operações de fusão e aquisição no mercado brasileiro.

Boa Leitura!

Daniel Castro, diretor geral da
revista Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334