resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
O que é o Ipea - O Instituto que pesquisa e planeja o futuro do país

2011 . Ano 8 . Edição 69 - 21/11/2011

Foto: Adenilson Nunes/Secom

rd69not05img01

Debate sobre a Dimensão e a Medida da Pobreza Extrema no Brasil - O Caso da Bahia.
Na foto, Jorge Abrahão de Castro, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea

Cora Dias - de Brasília

Como funciona, o que produz, como produz e quem trabalha na principal instituição de pesquisa brasileira e uma das mais importantes do mundo. Com um leque de atividades cada vez mais amplo, o órgão começa a instalar escritórios em várias regiões do país e a se internacionalizar. Aos 47 anos, o Ipea tem diante de si novos desafios: o de assessorar o Estado e a sociedade brasileira na construção da quinta economia global nos próximos anos.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) completa 47 anos em 2011. Fundação pública federal, vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, o Ipea é reconhecido por “pensar o Brasil” e por funcionar como um organismo de planejamento, pesquisa e assessoria do Estado brasileiro, no dizer de seu presidente, Marcio Pochmann. O Instituto fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e o acompanhamento de políticas públicas e programas de desenvolvimento.

Sua importância cresceu nos últimos anos, com a redefinição do papel do Estado como agente decisivo do desenvolvimento. Juntamente com várias iniciativas oficiais – da qual o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma das mais importantes – o Ipea tem crescido e diversificado seu leque de atuação. A perspectiva de o Brasil tornar-se a quinta economia do mundo nos próximos anos cria a necessidade de um organismo mais atuante, mais sofisticado e cada vez mais plural, democrático e atento às demandas da sociedade.

CRIAÇÃO E CRESCIMENTO Criado como Escritório de Pesquisa Econômica Aplicada (Epea), em 1964, o Instituto recebeu o nome atual três anos depois. Hoje, o órgão possui sete diretorias e um Conselho de Orientação, formado por nomes importantes do pensamento social brasileiro (ver quadro na página 17). Desde a criação, busca contribuir para o planejamento do desenvolvimento nacional, assim como para o melhor desenho e avaliação das políticas públicas.

rd69not05img02

Através de publicações, seminários, assessoramento técnico e cursos, a sociedade pode ter acesso ao conhecimento gerado pela instituição. A maior parte desses produtos pode ser acessada em www.ipea.gov.br

rd69not05img03

A vinculação do Instituto à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, desde setembro de 2007, deu início a um amplo processo de revitalização institucional. Essa qualificação busca potencializar suas capacidades, sua missão institucional e coloca novos desafios e estratégias de ação.

O Ipea mantém atualmente 1.176 cargos efetivos em seu quadro de servidores, dos quais 714 estão ocupados. Para regularizar esse corpo funcional, a Lei 11.890, de 24 de dezembro de 2008, instituiu de forma inédita o Plano de Carreira e Cargos do instituto.

No mesmo ano, o Instituto realizou o maior concurso público de sua história. Foram convocados, em primeira chamada, 80 servidores. Após autorização do Ministério do Planejamento, o quantitativo de vagas autorizado para o processo seletivo teve ampliação de 50%. As provas resultaram no ingresso de 117 concursados altamente qualificados: 74,1% dos empossados no cargo de técnico de planejamento e pesquisa detinham a condição de doutor ou doutorando. Até então, esse nível de qualificação não atingia 15% dos ingressantes. Além disso, houve uma maior variedade de áreas de formação, como sociologia, relações internacionais e engenharia.

rd69not05img04

As novas exigências do desenvolvimento brasileirio demandaria a ampliação da estrutura institucional do órgão. Para uma maior proximidade com a sociedade, no ano de 2004 foi criada a Ouvidoria do Ipea.

A Comissão de Ética (www.ipea.gov.br/etica), instituída em 2008, tem como objetivo cooperar para o desenvolvimento correto do bem comum nas políticas públicas.

Foto: Sidney Murrieta
rd69not05img05

Em junho de 2011, o presidente do Senado, José Sarney, e o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, assinaram acordo de cooperação técnica entre as duas instituições

A partir de 2009, o Ipea iniciou um processo de descentralização de sua estrutura e de seu raio de ação para além da representação no Rio de Janeiro. Já estão funcionando escritórios em Belém (PA) e João Pessoa (PB). O objetivo é promover uma aproximação com instituições de pesquisa regionais e, com isso, empreender troca de informações e projetos conjuntos nos marcos das grandes regiões geográficas do País. Além disso, em 2010, o Instituto iniciou um processo de internacionalização ao inaugurar um escritório na Venezuela.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334