resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Pesquisando inovação e aumento de produtividade e competitividade

2011 . Ano 8 . Edição 69 - 21/11/2011

O Ipea possui, além da presidência, sete diretorias. Três concederam entrevistas à Desafios do Desenvolvimento. São elas a Diset (Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura), a Dinte (Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais) e a Diest (Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia). Acompanhe nas páginas seguintes. Em nossa próximas edições, ouviremos os demais diretores. 

Foto: Sidney Murrieta
rd69not10img02

Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais
de Inovação, Regulação e Infraestrutura


A Diset realiza estudos e avaliações de políticas públicas voltadas para o conhecimento das restrições e oportunidades econômicas ao desenvolvimento brasileiro sob a ótica da produção. Suas atividades englobam a sistematização das informações pertinentes; a avaliação de questões relacionadas ao desenvolvimento produtivo e o suporte técnico à formulação de políticas e programas de governo, no âmbito das temáticas do comércio exterior e da inserção da economia brasileira nos fluxos globais de investimentos, dos processos de inovação tecnológica e de reestruturação produtiva e da defesa da concorrência e regulação dos setores de infraestrutura; e, ainda, a participação em estudos sobre políticas fundiárias, de reforma agrária e de estímulos à agricultura familiar.

Nesta entrevista, o diretor Carlos Eduardo Fernandez da Silveira apresenta os principais projetos desenvolvidos pela Diretoria.

Desafios do Desenvolvimento - Quais os objetivos da Diset?

Silveira - A Diset possui oito coordenadorias e funciona por projetos e através de seus coordenadores. A estrutura vertical da diretoria é temperada pelas necessidades horizontais dos projetos. Apenas a coordenadoria de regulação tem objeto e pessoal mais definido.

Desenvolvimento - Como funciona a diretoria?

Silveira - A principal função é produzir conhecimento, disseminá-lo, realizar estudos e pesquisas e assessorar órgãos governamentais na avaliação e proposição de políticas públicas nas áreas que competem à diretoria, como regulação e concorrência, indústria, serviços e agricultura, infraestrutura física, atenção especial aos aspectos centrais das áreas de inovação e da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC).
Desenvolvimento - Que tipo de parcerias a Diset tem estabelecido com universidades e outros centros de pesquisa?

Silveira - Através do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), a diretoria estabeleceu vínculos com instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). A parceria possibilitou a participação de técnicos em seminários e publicações, o desenvolvimento de pautas comuns de pesquisa e estudos e o incentivo à pós-graduação dos próprios técnicos do Ipea.

Desenvolvimento
- Quantos técnicos trabalham nela?

Silveira - A diretoria possui 33 técnicos atualmente.

Desenvolvimento - Quais as principais publicações da Diset?

Silveira - A Diset possui uma publicação periódica que é o Radar, publicado a cada dois meses. Além disso, a diretoria lançará ainda em 2011 um livro sobre o a Petrobras, chamado O poder de compra da Petrobras. Pode-se destacar outras publicações, como Infraestrutura econômica do Brasil e Políticas de incentivo à inovação tecnológica no Brasil.

Desenvolvimento - Qual o foco principal de pesquisa?

Silveira - O foco tem sido particularmente os aspectos da inovação relacionados à perspectiva de aumento da produtividade e da competitividade dos produtos brasileiros. A ênfase hoje é no aumento da produtividade, da renda e do emprego, numa perspectiva de desenvolvimento de longo prazo e sustentável, ao longo de toda a economia brasileira. A Diset precisa reforçar outras duas áreas: infraestrutura e agricultura.

Desenvolvimento - Quais as principais pesquisas em desenvolvimento agora?

Silveira - O Plano Brasil Maior (PBM), instituído este ano pelo governo federal, trouxe diferentes perspectivas de estudo e pesquisa para a diretoria, como heterogeneidade da estrutura produtiva brasileira, economia da concorrência e regulação, cenários para o mercado de trabalho brasileiro, enfoque na demanda das empresas, dinâmica do sistema produtivo nacional, perspectivas da política industrial, oportunidades e desafios para o Brasil na economia da informação e indústria naval: perspectivas para os próximos 25 anos.

Desenvolvimento - Em que situações os trabalhos da diretoria auxiliaram diretamente a ação ou a tomada de decisões do governo?

Silveira - Os trabalhos sobre inovação realizados nos últimos cinco anos influenciaram bastante a definição de propostas do PBM, a partir do qual a diretoria desenvolveu parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Diversas agências reguladoras têm pautado os trabalhos da Diset, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Diset também desenvolveu pesquisas para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Petrobras e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Desenvolvimento - Que projetos voltados diretamente ao desenvolvimento têm sido feitos?

Silveira - Os projetos da Diset estão voltados para o desenvolvimento produtivo e competitivo do país, como um todo.

Desenvolvimento - Quais os principais projetos para o futuro imediato?

Silveira - Reforçar os estudos e análises nos setores de agricultura e infraestrutura, adequar a estrutura da Diset para atender às necessidades desses setores, bem como para oferecer um apoio mais estruturado com estudos e análises sobre a evolução do PBM aos órgãos governamentais envolvidos.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334