resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Acompanhando a nova inserção internacional do Brasil

2011 . Ano 8 . Edição 69 - 21/11/2011

Foto: Sidney Murrieta

rd69not10img03

Diretoria de Estudos e Relações Econômicas
e Políticas Internacionais


A Dinte é a mais nova diretoria do Ipea. Sua criação está estreitamente vinculada à nova inserção do Brasil no cenário mundial. O coordenador geral da Diretoria, Marcos Antonio Macedo Cintra, fala sobre as atividades do setor na entrevista a seguir.

Desenvolvimento - Como se organiza a Dinte?

Cintra - Ela está organizada em uma coordenação-geral (Coordenação-Geral de Pesquisa em Relações Econômicas e Políticas Internacionais – Cgint), três coordenações de pesquisas e uma coordenação que realiza e acompanha os acordos de cooperação e intercâmbio com órgãos e entidades públicas ou privadas internacionais de planejamento e pesquisa. Três coordenações ficam em Brasília – Coordenação de Estudos em Relações Econômicas Internacionais (Corin), Coordenação de Estudos em Instituições e Governança Internacional (Cogin), Coordenação de Intercâmbio e Cooperação Internacional (Coint) – e uma no Rio de Janeiro – Coordenação de Estudos em Comércio Exterior e Política Comercial (Cecex). A equipe da Dinte está composta por vinte técnicos em Brasília e cinco no Rio de Janeiro. Contamos ainda com o apoio de oito bolsistas presenciais, três estagiários, um estatístico, três assistentes administrativos e uma analista de sistemas.

Desenvolvimento - Quais seus objetivos?

Cintra - A partir da elaboração do planejamento estratégico do Ipea em 2008, foram definidos cinco grandes desafios e sete eixos temáticos. No bojo desse processo de planejamento nasceu a Dinte. Acompanhamos e analisamos os fluxos de comércio e de capitais internacionais, a lógica de operação das corporações transnacionais, o sistema financeiro e monetário internacional, as instituições multilaterais (Organização Mundial do Comércio, Organização Mundial de Propriedade Intelectual, Organização das Nações Unidas, Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial, G20 comercial, G20 financeiro), a integração regional, a cooperação brasileira para o desenvolvimento internacional, a segurança energética e territorial, a política de defesa nacional e segurança internacional, além da reconfiguração da geoeconomia e da geopolítica global.

Desenvolvimento - Que tipo de parcerias a Dinte tem estabelecido com universidades e outros centros de pesquisa?

Cintra - Pela natureza de suas pesquisas, a Dinte tem estabelecido parcerias com diferentes órgãos da administração federal, tais como o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Exército brasileiro. A equipe tem aprofundado os vínculos com diversas universidades e centros de pesquisas de economia e relações internacionais, tais como: Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais da PUC do Rio de Janeiro e de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP), Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Economia da UFRJ, Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) de São Paulo, Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (Porto Alegre), Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Temos ainda ampliado as conexões com diversas instituições internacionais, em particular na América Latina, com destaque para órgãos e instituições da Argentina, Paraguai, Peru e México. A Dinte também estabeleceu vínculos com instituições da China, da Coréia do Sul, da Inglaterra, do Vietnã, além da Organização Mundial de Propriedade Intelectual e da Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (Unctad).

Desenvolvimento - Quais os focos centrais de pesquisa?

Cintra - A Dinte tem entre suas atribuições principais a agenda do primeiro eixo temático do desenvolvimento: inserção internacional soberana. Nessa perspectiva, foram definidas cinco grandes áreas de estudos e pesquisas: a) investimento estrangeiro direto e corporações multinacionais; b) comércio internacional e integração econômica; c) instituições e governança global; d) defesa, política externa e cooperação internacional; e) arquitetura financeira e monetária internacional.

Desenvolvimento - Quais as principais publicações da Dinte?

Cintra - As principais publicações da Dinte são os periódicos Boletim de Economia e Política Internacional, Monitor da Percepção Internacional do Brasil e a Revista Tempo do Mundo. Lançamos 24 livros no último ano, entre eles Inserção Internacional Brasileira, Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (2005- 2009), Comércio internacional: aspectos teóricos e as experiências indiana e chinesa, Globalização para todos: taxação solidária sobre os fluxos financeiros internacionais, Crise financeira global: mudanças estruturais e os impactos sobre os emergentes e o Brasil, Uma longa transição: vinte anos de transformação na Rússia e Traçando novos rumos: o Brasil em um mundo multipolar.

Desenvolvimento - Que pesquisas atuais o senhor destacaria?

Cintra - Há cinco grandes projetos sendo concluídos no segundo semestre de 2011. São eles: a) um panorama sobre o papel desempenhado pela China nas relações econômicas e políticas internacionais; b) um panorama sobre diferentes aspectos do processo de integração latino-americano; c) experiências internacionais comparadas sobre o processo de internacionalização de empresas (África do Sul, China, Coréia do Sul, Espanha, Índia, Malásia e Rússia); d) diferentes aspectos das negociações comerciais no âmbito da Organização Mundial do Comércio, com destaque para as relações entre as taxas de câmbio e o comércio internacional e e) um panorama sobre as propostas de mudanças da arquitetura financeira e monetária internacional

Desenvolvimento - Que projetos voltados diretamente ao desenvolvimento têm sido realizados?

Cintra - A Dinte cumpre missão de pesquisa em Caracas (Venezuela), no âmbito do projeto “Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional”. Tal missão tem como objetivo promover a cooperação internacional com foco no estreitamento das relações entre os pesquisadores nacionais e estrangeiros, voltada à realização de estudos e pesquisas que visam contribuir para o desenvolvimento dos países envolvidos diretamente na melhoria das condições socioeconômicas de suas populações.

Desenvolvimento - Quais os principais projetos para o futuro imediato?

Cintra - Os principais projetos procuram ampliar os conhecimentos – em comércio, investimento, finanças, moedas, cooperação política e militar – sobre os países da América Latina, dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e do Sudeste Asiático (China, Coreia do Sul, Indonésia, Malásia, Tailândia, Cingapura, Hong Kong, Taiwan, Filipinas, Índia, Japão). Procuramos também aprofundar os estudos sobre o papel da defesa na inserção internacional brasileira, com destaque para o entendimento do complexo industrial-militar, sobre a Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional e sobre experiências comparadas em torno da propriedade intelectual (Trips – acordo sobre aspectos dos direitos de propriedade intelectual relacionados ao comércio).

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334