resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2011 . Ano 8 . Edição 69 - 21/11/2011

Esta é uma edição especial de Desafios do Desenvolvimento. A pauta é quase toda voltada para as atividades do Ipea. Não se trata de um exercício de autoproclamação, mas de uma prestação de contas.

Ao longo dos últimos anos, o Instituto vem abrindo seu foco de estudos e publicações. Era algo já esboçado anteriormente, pois é impossível realizar pesquisa econômica aplicada, como nosso nome indica, sem nos voltarmos à investigação sobre o funcionamento da sociedade, suas instituições, entidades e órgãos de representação. E não é factível analisar a sociedade sem ter em mente sua história, sua cultura e sua inserção no mundo. Projetos de desenvolvimento, como o Ipea e o governo federal perseguem, são iniciativas plurais, interdisciplinares e amplas.

Nas páginas a seguir, há um pouco dessa saudável pretensão que nos move. Começamos com um bloco de três entrevistas com personalidades importantes para o Instituto.

Em primeiro lugar, temos o ministro Wellington Moreira Franco, titular da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Ele fala aos repórteres Fernanda Carneiro e Pedro Cavalcanti sobre as principais metas governamentais: a eliminação da miséria e a ampliação do mercado interno brasileiro.

Em seguida, o ex-ministro João Paulo dos Reis Veloso, fundador do Ipea, relata ao repórter Gilberto Gonçalves Costa detalhes sobre a construção de um centro de pensamento econômico durante a ditadura, a partir de 1964.

Completando essa primeira parte da revista, o escritor, dramaturgo e membro da Academia Brasileira de Letras, Ariano Suassuna, em uma entrevista cheia de inquietações concedida a João Claudio Garcia Rodrigues e Douglas Portari, chama atenção para a articulação existente entre cultura e desenvolvimento.

Várias matérias traçam painéis sobre as atividades do Ipea. Uma reportagem de Cora Dias mostra a estrutura da instituição, suas diretorias, os trabalhos realizados e as inúmeras publicações e iniciativas que se espalham pelo país. Outras duas matérias dão conta das diversas parcerias estabelecidas pelo Instituto junto a instâncias de governo e da sociedade e como se formaram os organismos de assessoria e pesquisa voltados para demandas do Estado ao longo do século XX. Além disso, três diretores do Ipea e seu presidente traçam metas para os próximos anos.

Artigos de Carlos Lessa, Dércio Garcia Munhoz, Candido Mendes e Pedro Demo, conselheiros do Instituto, completam a edição, situando o país diante das incertezas da crise mundial.

Boa Leitura!

Daniel Castro, diretor geral da
revista Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334