resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2011 . Ano 8 . Edição 70 - 29/12/2011

A pauta principal deste número de Desafios do Desenvolvimento é a questão da igualdade racial. A opção se soma às comemorações do Ano Internacional dos Afrodescendentes, definido em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2011.

A entrevistada da edição é a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros. Ela relata ao repórter Jonas Valente as diversas iniciativas oficiais para combater a discriminação, notada especialmente no mercado de trabalho, no atendimento à saúde e nos índices de violência. O assunto continua na matéria “O longo combate às desigualdades raciais”, assinada pela jornalista Cristina Charão. Ao longo do texto é feito um balanço dos avanços dos indicadores socioeconômicos entre a população negra, ao mesmo tempo em que se enfatiza a necessidade de ações afirmativas para que as oportunidades entre os diversos grupos sociais sejam mais equânimes. Outra matéria traça um panorama histórico das causas da abolição dos escravos, em 1888, e da integração subalterna dos afrodescendentes às novas condições sociais geradas a partir de uma sociedade que se industrializava de forma acelerada.

O jornalista Roberto Rockmann, por sua vez, mostra que os investimentos sociais do Estado cresceram mesmo durante a crise de 2008-2009. Baseado em estudos do Ipea, ele conclui que os gastos na área foram fundamentais para evitar o aprofundamento da crise.

Apesar disso, o Brasil ainda padece de relações de trabalho análogas à escravidão em setores modernos da economia. É o que demonstra o repórter Maurício Hashizume ao traçar um panorama de como conhecidas marcas de roupa utilizam-se da superexploração de trabalhadores migrantes em grandes centros urbanos.

A maior parte desses profissionais é originária de países da América Latina, como a Bolívia. É para lá que se volta a reportagem de Igor Fuser, experiente em coberturas no continente. O governo do país vizinho enfrentou expressivas mobilizações sociais contra a construção de uma rodovia no segundo semestre do ano, o que colocou em primeiro plano sérios dilemas entre preservação cultural e ambiental e desenvolvimento econômico.

A edição se completa com um perfil de Abdias do Nascimento, pioneiro na defesa da igualdade racial, uma matéria sobre a difusão das publicações do Ipea em diversos segmentos sociais e vários artigos de especialistas sobre o tema central desta edição.

Boa Leitura!

Daniel Castro, diretor geral da
revista Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334