resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livros e Publicações

2012 . Ano 9 . Edição 71 - 08/05/2012

rd71sec06img01


Cultura Viva: As Práticas de Pontos e Pontões

Com objetivo de apresentar uma reflexão crítica a respeito do que foi realizado pelo “Programa Arte, Cultura e Cidadania – Cultura Viva”, do Ministério da Cultura (MinC) ao longo de seus quase sete anos de existência, o livro reúne o material produzido a partir da avaliação coordenada pelo Ipea do programa.

A obra se foca na análise das práticas culturais e institucionais das organizações e das associações que integram ou que já integraram o programa Cultura Viva, deixando vir à tona a visão dos pontos e pontões de cultura.

___________________________________________________________________________________

 

 

rd71sec06img02

As políticas públicas e suas narrativas: o estranho caso entre o Mais Cultura e o Sistema Nacional de Cultura
Para buscar mecanismos de compreensão do funcionamento das políticas culturais em movimento, o livro traça um panorama histórico institucional das iniciativas do setor de cultura no Brasil, partindo desde a década de 1920 até o presente, momento de reforço institucional do MinC e de luta para a construção de um sistema de comunicação com a sociedade. São debatidos histórica e analiticamente as diversas formulações sobre o papel do Estado na cultura. A obra é fruto de uma parceria com a Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do Ministério da Cultura (MinC), que demandou uma pesquisa de avaliação sobre o programa Mais Cultura e o então embrionário Sistema Nacional de Cultura (SNC).

___________________________________________________________________________________

 

 

rd71sec06img03

Crise Financeira Global: mudanças estruturais e impactos sobre os emergentes e o Brasil - livro 2
A publicação busca enfrentar algumas das questões que se colocaram para os países em desenvolvimento no cenário de recuperação da crise econômica mundial, com foco no caso brasileiro. Entre os temas tratados, destacam-se as tensões que envolvem a articulação dos países em desenvolvimento no sistema monetário internacional; a reação dos mercados financeiros desses países ao cenário de instabilidade e de incerteza provocado pela crise; os canais de transmissão da crise para esses países, em particular para o Brasil; e os efeitos para comércio exterior brasileiro.

___________________________________________________________________________________

rd71sec06img04

Internacionalização de empresas - Experiências internacionais selecionadas
O livro discute as mudanças ocorridas no quadro econômico mundial em função da crescente participação das empresas de países em desenvolvimento nos fluxos internacionais de capital, por meio dos investimentos diretos estrangeiros (IDE). Os pesquisadores apresentam as experiências de sete países que desempenham papel crucial nessas transformações (Brasil, África do Sul, China, Coreia do Sul, Espanha, Malásia e Rússia), analisando os perfis dos investimentos e as principais diretrizes de políticas públicas que têm fomentado esse movimento de internacionalização.

___________________________________________________________________________________

rd71sec06img05

 
Prospectiva, Estratégias e Cenários Globais: Visões de Atlântico Sul, África Lusófona, América do Sul e Amazônia
O Brasil tem se mostrado um ator cada vez mais relevante no cenário internacional, com aproximação da América do Sul, da África e do Atlântico Sul. Com intuito de contribuir para esse processo, o Ipea realizou em 2010 o ciclo de seminários “Prospectiva, Estratégias e Cenários Globais”.

Esta coletânea é fruto desse trabalho, que reúne as palestras dos seminários, com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão de quatro espaços estratégicos para o Brasil: Atlântico Sul, África Lusófona, América do Sul e Amazônia.

___________________________________________________________________________________

 

rd71sec06img06

Ponte sobre o Atlântico Brasil e África Subsaariana: parceria Sul-Sul para o crescimento
O estudo descreve a crescente relação brasileira com os países africanos. Nos últimos anos as articulações foram para além das nações lusófonas, e passaram a incluir outros países do continente, abrangendo o comércio, o investimento e a transferência de conhecimentos. O documento, elaborado em parceria com o Banco Mundial, aborda também o crescimento das trocas comerciais entre Brasil e África. Recupera ainda, analiticamente, a política de aproximação com a África, implementada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mantida no primeiro mandato da presidenta Dilma Rousseff.

___________________________________________________________________________________

rd71sec06img08

Traçando novos rumos: o Brasil em um mundo multipolar
Elaborado pela Fundação Foresight – projeto da Fundação Alfred Herrhausen Society, ligada ao Deutshe Bank – em parceria com o Policy Network e com o Ipea, o livro chama a atenção para a posição-chave do Brasil no cenário do século XXI, sobretudo em termos de sua presença na economia mundial. Reunindo 15 artigos divididos em três partes (trajetórias do crescimento sustentável; tensões internas e coesão social; e autonomia da era da independência), o livro analisa o novo ciclo de desenvolvimento brasileiro, que tem combinado crescimento econômico com forte participação estatal e distribuição de renda.

___________________________________________________________________________________

rd71sec06img07

Desafios do desenvolvimento brasileiro
Com objetivo principal de discutir os problemas do desenvolvimento brasileiro para os próximos anos e traçar uma agenda de debates sobre a temática, o livro apresenta uma série de estudos, pesquisas e parcerias que o Ipea promoveu nos últimos anos com diversos atores da sociedade civil.

Considerando a assimetria existente entre as dimensões doméstica e internacional, a obra aborda aspectos variados, julgados como importantes desafios que o novo governo terá de equacionar para assegurar o desenvolvimento do país.

___________________________________________________________________________________

rd71sec06img09

A China na Nova Configuração Global: Impactos Políticos e Ec onômicos
Ainda que seja difícil precisar os efeitos das mudanças estruturais decorrentes da ascensão chinesa, existem evidências claras de que o crescimento da daquele país – que, em três décadas, transformou-se na segunda potência econômica mundial – tem provocado modificações profundas na ordem política e econômica nesse início de século XXI. O livro busca identificar e analisar o papel exercido pelo país asiático na nova ordem internacional, assim como os possíveis impactos dessa nova dinâmica para diversos países e regiões, com foco voltado para o caso brasileiro.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334