resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2012 . Ano 9 . Edição 72 - 15/06/2012

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, será o mais importante evento dedicado ao meio ambiente em toda a História. Deverá receber uma centena de chefes de Estado e cerca de cinquenta mil ativistas de vários países. Por esse motivo, as principais matérias desta edição são voltadas ao tema.

Os repórteres Mauricio Thuswohl e Verena Glass saíram a campo e dissecaram as polêmicas em pauta, tanto nos encontros oficiais, quanto em iniciativas paralelas. A geógrafa e professora da UFRJ, Bertha Becker, especialista em biodiversidade, é nossa entrevistada central. Ela fala da relação fundamental entre ação do Estado e meio ambiente nas últimas décadas.

O personagem do perfil e de uma entrevista inédita é o também geógrafo Aziz Ab’Saber, falecido em março último. Referência internacional em ecologia, ele fará grande falta nos debates que ocorrerão no Rio de Janeiro.

Alguns dos nomes de maior relevância da antropologia brasileira participaram de um debate na sede do Ipea, em Brasília, mediado por Aristides Monteiro Neto. Na conversa, foi destacada a necessidade de se traçar um conceito de desenvolvimento que contemple a proteção da população, o reconhecimento social e cultural de várias comunidades tradicionais e a preservação ambiental.

Temos ainda dez artigos de especialistas sobre os tópicos da Rio+20, que comentam também as disputas travadas no Brasil. O destaque é o Código Florestal, aprovado pelo Congresso Nacional.

Saindo da questão ambiental, mas continuando no Legislativo, o repórter Marcel Gomes mergulhou no intenso debate sobre a reforma política. Ele ouviu especialistas, examinou projetos de lei e nos apresenta um quadro abrangente sobre as principais alternativas colocadas no tabuleiro.

Muitas das linhas mestras das disputas políticas e econômicas atuais foram desenhadas na transição da ditadura para a democracia, nos anos 1980. Gilberto Maringoni faz um exame do período, marcado por uma profunda crise econômica e pela reanimação do movimento social.

No plano internacional, temos uma instigante reportagem de Rogério Lessa Benemond sobre a possível decadência da hegemonia dos Estados Unidos.

A edição traz ainda uma entrevista com o economista colombiano José Antonio Ocampo, professor da Universidade de Colúmbia, e uma reportagem de Daniella Cambaúva sobre as atividades do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo da ONU no Brasil.

Boa Leitura!

Daniel Castro, diretor geral da
revista Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334