resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2012 . Ano 9 . Edição 74 - 31/10/2012

A matéria principal desta edição de Desafios do Desenvolvimento fala de um dos fatores essenciais para a recuperação econômica do país: o investimento privado. O governo buscou, nos últimos meses, concretizar vários incentivos para as empresas, visando auxiliá-las no enfrentamento das vicissitudes causadas pela retração externa. Realinhamento do câmbio, desonerações, isenções tributárias, concessões e novas linhas de crédito mostram que a redução da intervenção do Estado na economia não faz sentido em países como o Brasil. O repórter Marcel Gomes também checou dados e informações sobre prestadoras de serviços públicos, cujos serviços têm piorado por falta de investimentos.

O jornalista Daniel Cassol, por sua vez, investigou outro tipo de investimento. O ano tem sido marcado por intensas manifestações nas universidades públicas. Ao mesmo tempo, a matéria demonstra que raras vezes se investiu de forma tão ampla na expansão das instituições federais de ensino superior como nos últimos anos. A universidade pública, como se sabe, é responsável pela maior parte das pesquisas acadêmicas e pela formação da maioria dos mestres e doutores formados no País. Colhendo opiniões de acadêmicos e especialistas, Cassol realiza um competente painel do setor.

A entrevista da edição toca em tema sabidamente polêmico: a instalação da Comissão Nacional da Verdade. Um de seus mais proeminentes membros, o diplomata e acadêmico Paulo Sérgio Pinheiro, é cristalino em sua perspectiva de trabalho: “A democracia não pode continuar a conviver com a tortura”. Para ele, examinar o passado é fator essencial para a construção de um futuro diferente.

Sem fugir de temas controversos, a edição também foca o ingresso da Venezuela no Mercosul. Vinícius Mansur consultou dados econômicos e ouviu analistas para avaliar os prós e contras da primeira expansão real do bloco regional. Ela ocorre no bojo das turbulências da ordem democrática continental, materializadas pelo golpe de Estado realizado no Paraguai, em junho último.

A revista apresenta, além disso, na seção Historia, um retrospecto sobre as dificuldades existentes na segunda metade do século XIX para o início de um ciclo industrializante no Brasil. Exigüidade do mercado interno, tarifas aduaneiras extremamente baixas e especialização em determinados itens da pauta primário-exportadora foram algumas das razões do retardamento do desenvolvimento local, em relação aos países centrais.

Os artigos de pesquisadores e as seções permanentes compõem um número substancioso.

Vale a pena conferir.

João Cláudio Garcia, diretor geral da
revista Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334