resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livros e Publicações

2012 . Ano 9 . Edição 75 - 28/12/2012

Leilões de petróleo, energia e reajustes tarifários

A edição 22 do Boletim Radar Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, do Ipea, traça um panorama da regulação econômica e aborda diversos temas, como energia e reajustes tarifários, além de leilões de petróleo.

No Boletim, a regulação econômica é tratada sob a perspectiva de uma engenharia social que altera decisões individuais – por meio de incentivos, divulgação de informação e desenhos de alternativas – e, com isso, o resultado da interação em sociedade.

De acordo com a coordenadora de Regulação do Instituto, Lucia Helena Salgado, o principal objetivo dessa edição do boletim é “levar ao público geral, de uma maneira rápida e simples, os trabalhos desenvolvidos sobre o tema”.

Outro assunto abordado é a regulação da propriedade intelectual, analisando o fenômeno da litigância predatória no Brasil, isto é, o uso de ações judiciais em defesa da propriedade intelectual com o objetivo de prejudicar um concorrente ou excluí-lo do mercado. Outros autores discutem ainda a demanda residencial por energia elétrica no Brasil; o desenho institucional do Poder Judiciário e a formulação de políticas públicas para o acesso à Justiça e os custos das ações para redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) no Brasil.

O boletim traz também um trabalho sobre o uso de metodologias para pesquisas de satisfação de usuários e analisa o Projeto da Rede Nacional de Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional de Passageiros (ProPass-Brasil), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A publicação, lançada em novembro, está disponível no endereço www.ipea.gov.br

___________________________________________________________________________________


População brasileira chegará a 208 milhões em 2030

Uma estimativa feita pelo Ipea indica que a população brasileira vai chegar a 208 milhões em 2030. O cálculo, divulgado no Comunicado do Ipea 157: Tendências Demográficas demonstradas pela Pnad 2011, foi elaborado com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, o Brasil atingirá a maior população em 2030, período em que a força de trabalho deve chegar a 156 milhões de pessoas. Atualmente, os brasileiros somam 190 milhões.

Nos anos seguintes, é esperada uma queda progressiva do número de brasileiros, que deverão somar 205,6 milhões em 2040. Neste ano, 152 milhões serão trabalhadores.

Para a pesquisadora Ana Amélia Camarano, o resultado reflete o envelhecimento da população e a taxa de fecundidade nas últimas décadas, que começou a cair nos anos 1990. Em 1950, a taxa era de 6,2 filhos. Atualmente, o número de filhos por mulher é 1,7.

O Comunicado está disponível no site www.ipea.gov.br

___________________________________________________________________________

Defesa Nacional no século XXI

O Ipea lançou em novembro o livro Defesa Nacional para o Século 21, produzido em conjunto com pesquisadores de universidades fluminenses e militares do Exército. A publicação é uma coletânea de ensaios produzidos por especialistas de diferentes formações e instituições, reunidos em duas partes: segurança e política internacional e estratégia e tecnologia na defesa e na segurança internacional.

O objetivo é oferecer uma contribuição ao estudo e à formulação das políticas de defesa nacionais do Brasil no século XXI, abordando temas ligados à política internacional, à estratégia e à tecnologia militar.

O livro traz trabalhos de especialistas de diversas origens institucionais, formações profissionais e filiações teóricas, que têm em comum o compromisso com o fortalecimento de um pensamento brasileiro em defesa, assentado no pluralismo de perspectivas e na participação democrática da sociedade.

Com 11 capítulos, a publicação traz assuntos como segurança internacional na década de 1990; política de defesa e segurança no Brasil no século XXI; terrorismo; gastos militares no combate ao terrorismo; o poder militar brasileiro como instrumento de política externa; estratégia e tecnologia na defesa e na segurança internacional; guerra na era digital e funções tecnológicas de combate em guerras do passado.

Essa diversidade temática, na avaliação de Wellington Moreira Franco, ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, “constitui em si uma informação relevante, revela-nos a complexidade que os novos tempos imprimem à defesa nacional e fortalece a iniciativa do Ipea em tratar desse tema”.

___________________________________________________________________________________

Estudo sobre juventude brasileira e chinesa

O Ipea divulgou em novembro o relatório Estudo comparado sobre a juventude brasileira e chinesa – Dados preliminares do Brasil, fruto de uma parceria do Instituto com a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), o China Youth and Children Research Center (CYCRC, Centro de Pesquisa em Infância e Juventude da China) e a China Youth and Children Research Association (Cycra, Associação de Pesquisa em Infância e Juventude da China).

O estudo analisa semelhanças e diferenças entre a juventude dos dois países a fim de auxiliar em políticas que contribuam para uma melhor compreensão do outro, redimindo conflitos decorrentes da falta de conhecimento na China e no Brasil.

O documento revela, por exemplo, que dois terços do total de jovens brasileiros (64,6%) consultados têm pelo menos um dos pais que chegaram ao Ensino Superior. Além disso, 12,3% dos pais de universitários têm pós-graduação e, entre as mães, o percentual é de 15,4%. No quesito integração e cooperação entre povos chineses e brasileiros, predominam respostas positivas.

A pesquisa foi desenvolvida em Pequim, Xangai, Brasília e São Paulo, com jovens universitários entre 18 e 24 anos. Foram escolhidas três instituições de Ensino Superior com características distintas nessas cidades.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334