resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
A nova lei de acesso à informação

2012 . Ano 9 . Edição 75 - 28/12/2012

Fernanda da Silveira Campos

rd75art03img01

“Direito desconhecido é direito inexistente”, disse o cientista político uruguaio Geraldo Caetano, no afã de tornar claro que a desarmonia informacional dificultava ou, no seu grau máximo, impedia o conhecimento dos próprios direitos por parte dos cidadãos.


O Estado Brasileiro tardou, mas, finalmente, se rendeu a uma tendência internacional: a de reconhecer que o direito de acesso à informação pública é um direito humano fundamental que, quando assegurado, representa um enorme passo para tornar o Estado mais transparente e democrático, possibilitando o pleno exercício da cidadania.

A Lei federal n° 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011, chamada Lei de Acesso à Informação (LAI), veio regulamentar a prerrogativa constitucional do cidadão de requerer informações ao poder público, além de fixar regras, prazos e garantias que viabilizam e tornam exequível o direito de acesso.

Sob o prisma da nova Lei, a informação sob guarda do Estado passou a ser pública, devendo o acesso a ela ser restringido apenas quando classificada como sigilosa e se tratar de informação de cunho pessoal ou quando se referir a hipóteses de restrição de acesso previstas em outras leis não revogadas pela Lei de Acesso. É preciso lembrar que a nova Lei apenas ab-rogou um texto legal, que foi a Lei n° 11.111, de 5 de maio de 2005.

Nesse ponto, importante ressaltar que, previamente à sanção, publicação e entrada em vigor da LAI, o Brasil possuía uma lei de sigilo regulamentando o inciso XXXIII do art. 5° da Constituição da República, a citada Lei n° 11.111/2005. Tal Lei previa a salvaguarda de documentos oficiais e impedia que uma parte das informações do Estado se tornasse pública. Agora, o sigilo é tratado como exceção, dado que a LAI vai de encontro aos preceitos dessa lei antecessora. É a substituição do tradicional pelo inovador!

Nesse diapasão, faz-se mister a transformação de toda uma cultura, criando novos valores e gerando novas práticas no cotidiano administrativo, visto que a implantação de um sistema de acesso, que dar-se-á paulatinamente, significa a superação do paradigma do sigilo que está presente na Administração Pública, baseado em rotinas estabelecidas. Nesse processo gradativo de mudança cultural, é imprescindível que os servidores e gestores públicos entendam que a abertura é mais do que uma obrigação, é a consolidação de um direito humano fundamenta e essencial para a boa governança do país.

O fornecimento da informação por parte das instituições públicas não se encontra mais ao alvedrio do servidor público que, ora, encontra-se legalmente impelido a realizar a entrega da informação requerida no prazo estipulado, sob pena de ser responsabilizado por prática de infração administrativo-disciplinar.

Entretanto, não basta prestar a informação ao indivíduo. O Estado atualmente deve se esforçar para que a informação por ele franqueada seja clara e inteligível aos cidadãos, além de ter de cumprir os requisitos legais da autenticidade, integridade, primariedade e atualidade.

Fundamentado na LAI, tem-se a premissa de que o Estado opera em nome da sociedade e, desse modo, não é proprietário, mas guardião do bem público, aí compreendida a informação pública que é produzida ou tutelada pelo Estado. Em outras palavras, pode-se afirmar que, se a informação é um bem público, ela deve estar acessível à sociedade, exceto se exista um interesse público maior que justifique o sigilo por determinado período de tempo, a exemplo das informações que se referem à segurança do Estado ou da sociedade.

Frisa-se que o acesso à informação é um direito constitucional que qualquer cidadão possui de requerer informações geradas ou custodiadas por órgãos ou entidades públicas. É um direito que deixou de ser considerado apenas instrumental, haja vista ter adquirido o status de direito autônomo. Lembrando que, conforme previsto na nova Lei, o cidadão sequer precisa justificar seu interesse na informação solicitada.

Os benefícios auferidos pela sociedade com LAI foram o controle dos gastos públicos e, o combate à corrupção e o monitoramento das políticas públicas, culminando na melhor tomada de decisão. São pressupostos de governos democráticos.

O desafio presente é o de assegurar sua implementação nos órgãos e entidades públicas, dos três poderes, das três esferas federativas, enfrentando-se as dificuldades de natureza técnica, tecnológica e administrativa, que incluem a alocação de recursos financeiros e humanos em prol do cumprimento dos mandamentos legais e constitucionais.

___________________________________________________________________________________
Fernanda da Silveira Campos é Advogada. Analista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e responsável pela implantação da Lei de Acesso a Informação no Serviço Florestal Brasileiro (SFB/MMA). Atualmente é Ouvidora do SFB/MMA.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334