resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2012 . Ano 9 . Edição 75 - 28/12/2012

Em outubro de 2012, o Banco Central reduziu a taxa básica de juros (Selic) para 7,25% ao ano. Em termos reais – descontada a inflação – o percentual corresponde a pouco mais de 2%, um dos menores indicadores da história.

A ousadia da medida – articulada a outras destinadas a reativar a economia – suscitou um intenso debate entre especialistas na matéria. Qual seria o patamar mínimo daquilo que em inglês pode ser chamado literalmente de “taxa de interesse”? Quais os riscos para um descontrole monetário que pode resultar na volta da inflação? A controvérsia é mais do que pertinente num país que já enfrentou, há pouco mais de uma década, taxas anuais de 45%.

O jornalista Marcel Gomes se colocou diante de um cipoal de indicadores e pontos de vista e trouxe ao leitor a reportagem de capa desta edição, um panorama amplo sobre as decisões que envolvem o preço do dinheiro no Brasil.

A edição apresenta também uma alentada entrevista com Marcelo Neri, presidente do Ipea, feita por Najla Passos. Um dos maiores especialistas brasileiros em questões sociais e combate à pobreza, Neri traça planos para a instituição e mostra otimismo com o futuro. Segundo ele, “o Brasil é muito mais o país que está fazendo uma revolução social do que um milagre econômico, como no passado”.

Ainda na pauta social, Igor Ojeda enfrentou um tema espinhoso: a reforma agrária. Ela teria saído da agenda nacional? Em busca de respostas, ele ouviu partes interessadas e estudiosos do tema, para mostrar ao leitor os aspectos econômicos, políticos e sociais da questão.

Espinhoso também é outro assunto que atormenta a vida dos brasileiros: a má qualidade e os altos preços da telefonia celular. Daniel Cassol passou semanas estudando o tema e realizando entrevistas para mostrar os impasses desse setor essencial para o desenvolvimento.

O aumento da renda e dos níveis de escolaridade da população tem uma de suas expressões na expansão do mercado editorial. Um de seus nichos que mais cresceu nos últimos anos foi o segmento de livros e revistas voltados para a história do Brasil. Ana Luiza Campregher Augusto e Pedro Henrique Lutti Lippe conversaram com jornalistas e historiadores em busca de uma explicação para o fenômeno.

A edição se completa matérias sobre as Conferências Estaduais do Desenvolvimento, o estreitamento das relações do Brasil com a África e uma matéria sobre a crise econômica que atingiu o Brasil após a Independência, em 1822, além de artigos e seções.

Boa leitura!

João Cláudio Garcia, diretor geral da
revista Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334