resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Lúcio e Oscar

2013 . Ano 10 . Edição 76 - 25/02/2013

Sérgio Ulisses Jatobá

Darcy Ribeiro afirmou certa vez que Oscar Niemeyer será o único brasileiro lembrado daqui a 500 anos. Certamente há quem discorde, mas deve se tentar entender a afirmação dentro do contexto de que a arquitetura é um dos elementos de uma cultura que, pela sua qualidade e significado, pode permanecer por séculos. E se permanece a arquitetura, permanece também o conjunto urbano no qual ela está inserida, se este tem qualidades tão excepcionais quanto aquela. Portanto, falar da possível eternidade de Oscar também é falar da eternidade de Brasília e de Lúcio Costa, seu “inventor”.

A exaltação midiática de Niemeyer, por ocasião da sua morte, se justifica por ser ele o grande gênio da arquitetura brasileira e um dos maiores nomes nas artes e na cultura mundial no século XX, mesmo diante das controvérsias que provoca. Quanto a Lúcio Costa, mesmo sendo reconhecido como outro gênio da arquitetura brasileira, com atuação destacada na produção teórica, arquitetônica, urbanística e no ensino, sua popularidade além dos círculos técnicos e acadêmicos, é bem menor do que a de Niemeyer.

Esse desequilíbrio no reconhecimento dado aos dois gênios do projeto de Brasília, que pode parece natural para alguns, para outros incomoda muito. Mais ainda quando se comete o imperdoável erro na atribuição da autoria do projeto urbanístico da capital à Niemeyer. Na verdade, Niemeyer bem poderia ser também o autor do projeto urbano.

O presidente JK não pretendia realizar o concurso do Plano Piloto de Brasília, mas possivelmente delegar toda a tarefa dos projetos arquitetônicos e urbanos à Niemeyer que o convenceu do contrário. Alertou para a legitimidade que a disputa daria ao projeto, desarmando também as críticas do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) quanto ao predomínio dado à sua arquitetura na cidade nascente.

O concurso, sob a organização do IAB, foi então realizado e foi escolhida a proposta que melhor traduziu a modernidade pretendida e a monumentalidade exigida para a capital de um país em recuperação de sua autoestima.

O projeto de Lúcio Costa para o Plano Piloto de Brasília teve sua qualidade reconhecida nos níveis nacional e internacional e foi a tradução urbanística perfeita para a arquitetura de Niemeyer, especialmente na área monumental da cidade. Brasília foi o casamento de duas genialidades, que pareciam predestinadas a este encontro. O resultado foi uma obra cuja grandiosidade se afirma continuamente e certamente se acentuará com o tempo.

A união de Oscar e Lúcio não ocorreu somente em Brasília. A filha de Lúcio, Maria Elisa Costa, lembra que o pai e Niemeyer estiveram juntos profissionalmente em quatro situações memoráveis. A primeira ocorreu quando Oscar, jovem arquiteto, procura Lúcio, um pouco mais velho, mas profissional já destacado na arquitetura brasileira, para pedir-lhe um estágio não remunerado em seu escritório. A segunda, decorrente da primeira, foi a inclusão de Niemeyer na equipe, liderada por Lúcio Costa, de projetistas do prédio do antigo Ministério da Educação e Saúde, hoje Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, considerado o primeiro grande marco da arquitetura moderna brasileira. A terceira foi o projeto do Pavilhão do Brasil em Nova York na Feira Mundial de 1939, cujo concurso havia sido ganho por Lúcio, ficando Oscar em segundo lugar.

O reconhecimento, por Lúcio, de elementos inovadores no projeto de Oscar levou-o à decisão inusitada, e característica de seu caráter grandioso, de convidar Oscar para elaborarem uma proposta conjunta. A última reunião dos gênios foi no projeto de Brasília. A integração entre arquitetura e urbanismo atingiu a perfeição em alguns setores da cidade. Maria Elisa dá como exemplo a Praça dos Três Poderes, onde a genialidade da sua concepção urbanística se completa com os edifícios magníficos que a compõem, fazendo supor que as duas coisas foram obra de uma só cabeça.

Na verdade, sendo duas personalidades opostas, destacando-se em Oscar a intuição ousada e a autoconfiança e em Lúcio a solução estudada e a generosidade, um traço comum as uniu: a grande humanidade na vida e na força criadora. Nos projetos de Lúcio e Oscar se unem também de forma primorosa elementos clássicos e modernos do urbanismo e da arquitetura, fato que distingue a produção de ambos e evidencia a sábia lição de que permanece o que inova sem descartar o passado. Pela permanência das belezas autênticas, Lúcio e Oscar sempre estarão unidos na história da arquitetura brasileira e na criação de Brasília. A exaltação de um será, portanto, automaticamente também a exaltação do outro e isso precisa ser reconhecido pela mídia e pela opinião pública. Colocar Lúcio na frente de Oscar no título, invertendo o que se lê comumente, foi intencional. Lúcio também precisa ser ressaltado no momento em que Oscar, mais do que justamente, é enaltecido.

___________________________________________________________________________________
Sérgio Ulisses Jatobá é arquiteto urbanista da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano do DF, professor do UniCeub, pesquisador do NEUR/UnB.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334