resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção Giro Ipea

2013 . Ano 10 . Edição 76 - 25/02/2013

Comunicação
Ipea lança Repositório do Conhecimento

A Diretoria de Desenvolvimento Institucional (Dides) lançou em dezembro o Repositório do Conhecimento do Ipea (RCIpea), um site institucional de acesso aberto com o objetivo de organizar, armazenar, preservar, recuperar e disseminar a produção técnica e científica do Instituto em qualquer suporte ou formato eletrônico.

O repositório disponibilizará todas as informações armazenadas pelo órgão. O objetivo do projeto, disponível no endereço http://repositorio.ipea.gov.br/, é eliminar qualquer dificuldade no acesso aos conteúdos, possibilitando o conhecimento e avaliação de tudo que já foi produzido.

O desenvolvimento desse trabalho começou em março de 2012 e envolveu uma equipe composta por diversos setores além da Dides, como a Divisão de Planejamento e Projetos Institucionais (DVPPI), a Biblioteca, Assessoria de Imprensa e Comunicação, área de Tecnologia da Informação e Assessoria de Planejamento Institucional.


___________________________________________________________________________________

Governo
Brasil Carinhoso pode reduzir pobreza infantil

O Programa Brasil Carinhoso, implantado em 2012, redesenhou a estrutura do Bolsa Família e tem capacidade de reduzir a pobreza extrema entre crianças de 0 a 15 anos a um patamar residual. Isso é o que indica a Nota Técnica nº 14 da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea, intitulada O Bolsa Família depois do Brasil Carinhoso: uma análise do potencial de redução da pobreza extrema.

O estudo aborda mudanças sofridas pelo Programa Bolsa Família entre 2003 e 2011, e revela que, se o desenho atual do programa tivesse sido implementado em 2011, a taxa de pobreza extrema entre a população de 0 a 15 poderia ter caído para apenas 0,6%.

No período avaliado, constatou-se que a iniciativa era mais efetiva entre famílias que contavam com renda própria mais próxima de R$ 70.

Baseado em simulações a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2011, o levantamento aponta que a extrema pobreza na população de até 15 anos seria apenas residual, caindo de 5,9%, no ano passado, para 0,6%. Já o total da população que se manteria com renda mensal inferior a R$ 70 chegaria a 0,8%.

O texto está disponível no endereço www.ipea.gov.br


___________________________________________________________________________________

PIB
Carta de Conjuntura mostra recuperação da economia

O Brasil passou por uma distribuição de renda sem igual no passado recente, resultando em um forte crescimento, aponta a Carta de Conjuntura Econômica de dezembro, divulgada pelo Grupo de Análise e Previsões (GAP) do Ipea.

Segundo o documento, o PIB cresceu 0,6% no terceiro trimestre de 2012 em relação ao segundo, o melhor resultado desde o início de 2011. Quanto à indústria, em outubro a produção teve alta de 0,9% com relação a setembro e, pela primeira vez desde 2011, houve expansão do setor na comparação com o mesmo mês do ano anterior (+2,3%).

Apesar da recente recuperação, o retrospecto está aquém do desejado, sobretudo no setor industrial, que acumula queda de 2,7% na produção em 12 meses. Mesmo assim, os efeitos negativos dessa baixa no PIB e no mercado de trabalho foram contrapostos pelo crescimento do setor de serviços ao longo de 2012 (+1,5%).

Em outubro, a taxa de desemprego ficou em 5,3%, a mais baixa para o mês desde 2002. Isso se deve ao fato de quase 80% dos empregos formais gerados estarem ligados às atividades de comércio e serviços. Essas áreas, que já acumulam naturalmente um maior número de trabalhadores, ainda foram beneficiadas pela contínua expansão da renda e consumo.

___________________________________________________________________________________

Reconhecimento
Técnicos do Ipea são premiados

O artigo Simples nacional e formalização das firmas no Rio de Janeiro, de autoria do diretor-adjunto de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Carlos Henrique Corseuil, foi o vencedor do Prêmio Ministério da Fazenda de Economia, na área de concentração Economia do Setor Público.

Já o técnico do Ipea Bruno César Araújo, o consultor do Instituto Gustavo Varela Alvarenga, e o professor da UnB Donald Matthew Pianto receberam o 2° lugar no Prêmio CNI de Economia na categoria Inovação e Produtividade, com o artigo Impactos dos Fundos Setoriais nas empresas: novas perspectivas a partir da função dose-resposta.

No V Prêmio SOF, promovido pela Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Bernardo Alves Furtado ganhou o 2° lugar na categoria Qualidade do Gasto Público, com a monografi a Heterogeneidades em Receitas Orçamentárias, Efi ciência e seus Determinantes: evidências para municípios brasileiros.

O técnico do Instituto Rodrigo Octávio Orair conquistou o primeiro lugar no XVII Prêmio Tesouro Nacional – 2012. Orair inscreveu sua monografi a Carga Tributária Brasileira – 2002/2012: estimação e análise dos determinantes da evolução recente no tema Economia e Contabilidade do Setor Público. Na mesma categoria, os também técnicos Marcelo Medeiros Coelho de Souza e Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza fi caram em 3° lugar com o trabalho Gasto Público, Tributos e Desigualdade de Renda no Brasil.

Na área de concentração Política Fiscal e Dívida Pública, o técnico Fernando Gaiger Silveira foi premiado com o 3° lugar, com a monografia Equidade Fiscal: impactos distributivos da tributação e do gasto social.

___________________________________________________________________________________

Pesquisas
Cooperação técnica

O Ipea e a Defensoria Pública da União (DPU) assinaram em dezembro um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com objetivo de desenvolver projetos, estudos e pesquisas sobre temas de interesse mútuo.

O documento prevê o desenvolvimento de ações integradas na orientação e supervisão de estudos técnicos e pesquisas conjuntas sobre a DPU. O acordo tem validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

O presidente do Ipea, Marcelo Neri, afirmou que a DPU poderá contar com o conjunto de especialistas do Instituto para oferecer subsídios às demandas desse órgão. Na ocasião da assinatura do acordo, o defensor Público Federal Haman Córdova mencionou a criação de cerca de 800 cargos para defensor público federal no Congresso Nacional, destacando o aumento da sua presença no sistema de justiça brasileiro. Segundo ele, com o apoio do Ipea será possível mapear a instituição e ampliar sua atuação.

___________________________________________________________________________________

Produção
Qualificação da mão de obra

A qualificação dos trabalhadores é um dos fatores considerados decisivos para incrementar a produtividade e a competitividade das empresas e também para a redução da pobreza. Isso porque dispor de força de trabalho mais qualificada permite redução dos custos de produção, a incorporação e o desenvolvimento de tecnologias mais modernas, a adoção de práticas ambientalmente responsáveis e a implementação de padrões mais eficientes de gestão.

Neste contexto, o Ipea vem se dedicando à ampliação do conhecimento sobre o tema por meio do do Projeto Mercado de Trabalho, Estrutura de Emprego e Educação. A última edição do boletim Radar: tecnologia, produção e comércio exterior apresenta resultados do último ciclo de produção deste projeto.

O texto, disponível no site do Instituto, aborda a questão da mão de obra no Brasil, suas demandas, possibilidades e capacidades. O documento traz seis curtos artigos de análises e prognósticos do mercado de trabalho, com foco no trabalhador, em suas capacidades e as particularidades dos diversos campos de trabalho e as respectivas competências exigidas.

Ao reunir esses artigos, o boletim pretende contribuir para a adoção de políticas de qualifi cação da força de trabalho do país, para a defi nição de parâmetros para a concessão de vistos de trabalho em uma nova dinâmica de imigração e para o debate sobre empregos verdes no Brasil, além de identifi car alguns campos promissores de pesquisa em economia do trabalho.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334