resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor

2013 . Ano 10 . Edição 76 - 25/02/2013

Em janeiro último, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que visa reduzir em 20% os preços de energia elétrica. Com 78% da geração baseada em fontes hídricas – mais baratas que as de outras modalidades –, o Brasil tem, contraditoriamente, uma das tarifas mais caras do mundo. Através de medidas como prorrogações das atuais concessões e desonerações fiscais, o governo começa a mudar opções feitas nos contratos de privatização nos anos 1990, que elevaram os preços em patamares muito acima dos indicadores de inflação. A repórter Rita Casaro saiu a campo, ouviu especialistas e checou dados sobre o setor, para mostrar vantagens e desvantagens das regras adotadas.

Outro serviço público que merece atenção é o da saúde. Embora a Constituição de 1988 tenha estabelecido as bases de uma das redes mais abrangentes do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS) padece de carências e insuficiências grandes. O jornalista Pedro Estevam da Rocha Pomar buscou identificar em estudos e depoimentos os obstáculos para que os brasileiros possam ser atendidos em postos, clínicas e hospitais eficientes, universais e gratuitos.

O entrevistado da edição é o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, ex-presidente de uma das mais respeitadas instituições de pesquisa do país, a Fundação Casa de Rui Barbosa. Com sua agudeza habitual, Santos analisa o quadro partidário brasileiro e ressalta a sensibilidade do eleitorado na escolha de seus representantes.

A dupla Cristina Charão e Henrique Costa, por sua vez, traça um panorama do crescimento do mercado editorial brasileiro. Com aumento de tiragens, investimentos externos e queda no preço real dos livros, o setor vê nos e-books e na difusão de lojas virtuais um caminho para sua expansão nos próximos anos.

No cenário internacional, Igor Ojeda volta-se para a desaceleração da economia chinesa e suas consequências para o Brasil e outros países exportadores de commodities. Com a crise econômica nos países da OCDE, as vendas de manufaturados chineses para esses mercados têm recuado nos últimos anos, o que leva, em outra ponta, a uma redução das compras no exterior. A reportagem examina as alternativas para o Brasil diante de um horizonte ainda pouco nítido.

A edição traz ainda matérias sobre as possibilidades abertas para a cidadania com a vigência da Lei de Acesso à Informação e um longo retrospecto da luta pelos direitos trabalhistas no Brasil, no ano em que se comemoram os setenta anos da promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Vale a pena conferir nas próximas páginas.

João Cláudio Garcia, diretor geral da
revista Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334