resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livros e Publicações

2013 . Ano 10 . Edição 78 - 16/01/2014

Diálogos para o Desenvolvimento do Brasil

rd78sec04img01

Criado em 2008 com a intenção de elencar o desenvolvimento brasileiro como prioridade, o projeto Diálogos para o Desenvolvimento pretendia construir e alavancar, em três anos, entre 2008 e 2010, uma reflexão que auxiliasse tomadas de decisões por parte do Estado. Por esse motivo, a publicação República, Democracia e Desenvolvimento – contribuições ao Estado brasileiro contemporâneo, organizada por José Celso Cardoso Jr. e Gilberto Bercovici, visa a fornecer ao Brasil conhecimento crítico à tomada de posição frente aos desafios da contemporaneidade mundial. Dividida em três seções, a obra explora aspectos centrais e prementes das dimensões republicana, democrática e do desenvolvimento brasileiro no século XXI, além de definir políticas para a atuação do Ipea até 2022.

Um dos objetivos do projeto é ser plataforma de sistematização e reflexão sobre os entraves e também em relação ao desenvolvimento nacional. O Ipea pretende solucionar desafios e formular estratégias de desenvolvimento nacional em diálogo com atores sociais, além de fortalecer sua integração institucional junto ao governo federal.

___________________________________________________________________________________


Coletânea Analisa o Panorama da Comunicação

rd78sec04img02

O Ipea lançou a terceira edição do Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2012/2013, coletânea composta por quatro volumes: Indicadores e Tendências (partes I e II), Flagrantes e Memória. A obra, que reúne textos de vários autores, foi organizada pelo professor José Marques de Melo – ex-diretor da Escola de Comunicação e Artes da USP, primeiro doutor em jornalismo do país e presidente do Conselho Deliberativo da Socicom – e por João Cláudio Garcia, assessor-chefe de Imprensa e Comunicação do Ipea.

O livro mostra a realidade nacional mediante estudos comparativos entre países do Cone Sul (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai). E revela a maneira como o brasileiro utiliza os meios de comunicação, em época em que as mídias digitais estão em alta.

O presidente do Ipea e ministrochefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Marcelo Neri, na introdução da coletânea, observa: “A popularização das novas mídias, acelerada pelo desenvolvimento inclusivo recente, traz oportunidades e desafios para um país que busca aprofundar direitos e deveres inerentes à democracia, combinando liberdade de expressão e iniciativa com ampliação do acesso à produção e ao consumo de informação em todas as suas formas”.

Com esse projeto, o Ipea ganhou o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2012, promovido pela Intercom e Globo Universidade, na categoria Instituição Paradigmática. “Desde a primeira edição, em 2010, até agora, já são 11 volumes e mais de 180 textos. O instituto tem a missão de produzir conhecimento e desenvolver estudos para que as políticas públicas sejam formuladas e aprimoradas, e o Panorama promove a análise e a revisão sobre a comunicação e as telecomunicações no país”, afirma João Cláudio Garcia.


___________________________________________________________________________

Investimento Brasileiro em Cooperação Internacional

rd78sec04img03

O estudo Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional 2010 mostra como o país investiu, de maneira sustentável, em recursos humano e financeiro para enviar ajuda a outros países. Elaborada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e pelo Ipea, em parceria com diversos órgãos da administração pública federal, a pesquisa faz um apanhado dos principais projetos e iniciativas desenvolvidos pelo Brasil de maneira bilateral ou multilateral com países em desenvolvimento.

O estudo destaca ainda os investimentos em ações internacionais no âmbito da cooperação técnica, educacional e científico-tecnológica à ajuda humanitária, assistência a refugiados, manutenção de forças de paz e contribuições a organismos internacionais. No prefácio da publicação, o ex-ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, explica que a “cooperação internacional não é um fim em si mesma. Por trás dos números e das metodologias aqui apresentados estão nações e vidas humanas em busca de desenvolvimento econômico e social, com reflexos positivos sobre as sociedades e sua inserção na comunidade internacional. É este um compromisso permanente do governo brasileiro: a política externa como vetor de solidariedade”.

De acordo com o estudo, assuntos relacionados a negociações globais levam em consideração compromissos assumidos para o aperfeiçoamento dos processos de cooperação para o desenvolvimento; a transparência de práticas e a disponibilização de dados e registros da cooperação para o livre acesso e consulta pelos cidadãos; o lugar da cooperação Sul-Sul e triangular; e a adoção de mecanismos de parceria no compartilhamento de conhecimentos acumulados pelas instituições nacionais com países que buscam superar restrições para alcançar padrões aceitáveis de desenvolvimento.

___________________________________________________________________________________

Conferências Nacionais Aproximam Sociedade e Estado

rd78sec04img04

O Ipea divulgou nota técnica que faz uma sistematização dos resultados obtidos durante as conferências públicas. O estudo Experiências de Monitoramento dos Resultados de Conferências Nacionais, realizado pela Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest), revela que, mesmo existindo desde 1930, poucas pessoas entendem o que são as conferências nacionais.

Ao perceber essa lacuna, o instituto realizou um estudo que traz novos conhecimentos sobre o funcionamento do Estado e suas instituições políticas para colaborar com o aumento da participação civil nas políticas públicas. O resultado culminou no livro: Conferências Nacionais: atores, dinâmicas participativas e efetividade, organizado por Leonardo Avritzer e Clóvis Henrique L. de Souza.

No prefácio, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, explica que essas conferências são um dos mecanismos participativos mais importantes do Brasil. Isso porque, segundo ele, esse é o espaço onde existe debate, concertação, construção de consensos, estabelecimento de pactos e correção de rumo das políticas públicas.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334