resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livros e Publicações

2014 . Ano 10 . Edição 79 - 23/05/2014

Retrato das mulheres negras no Brasil

Fazer um panorama da situação de vida das mulheres negras no que tange a questões relacionadas à educação, mercado de trabalho, acesso a bens duráveis e às tecnologias digitais, condição de pobreza e a vivência de situações de violência. Esse é o objetivo do Dossiê Mulheres Negras editado pelo Ipea em parceria com a ONU Mulheres e as secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), ambas da Presidência da República.

Dividido em cinco artigos, o estudo mostra uma vertente importante para o país quando se trata de inserção social: o mercado de trabalho. Apesar de terem maior escolarização, as mulheres não alcançam as melhores colocações no mercado de trabalho, nem as melhores rendas. Quando comparados gênero e raça, essa discrepância fica ainda mais evidente. Os rendimentos das mulheres negras correspondem a 56% da renda das mulheres brancas. Se comparado com os rendimentos de homens brancos, esse índice diminui para menos da metade. Nas áreas de atuação, percebe-se que o ramo que mais contrata mulheres negras é o de empregadas domésticas. Em 2009, das aproximadamente sete milhões de pessoas vinculadas ao serviço doméstico, 21,6% eram negras.

Para o presidente do Ipea, Marcelo Neri, “integrar este esforço interinstitucional é cumprir à risca sua missão de produzir, articular e contribuir para que seja gerado conhecimento capaz de alterar, de fato, a realidade ainda vivenciada pelo país”, afirma.

___________________________________________________________________________________


Ipea lança propostas para licenciamento ambiental

O número de pessoas morando em favelas passou de 6,5 milhões em 2000 para 11,4 milhões em 2010 (IBGE, 2011). Nesse contexto, Diana Meirelles da Motta e Bolívar Pêgo, técnicos de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur), desenvolveram o estudo Licenciamento Ambiental para o desenvolvimento urbano: avaliação de instrumentos e procedimentos, em que apontam o licenciamento ambiental como fator essencial para a viabilização de projetos de desenvolvimento urbano, em especial nas localidades com população de baixa renda. O principal objetivo do licenciamento ambiental é garantir a essa população condições adequadas de habitação, segurança, bem-estar e preservar o meio ambiente nesses locais. Em contrapartida, os moradores desses conglomerados ficam protegidos de situações de risco ambiental, vulnerabilidade aos desastres naturais e insalubridade, melhorando a qualidade ambiental urbana para toda a coletividade.

___________________________________________________________________________________

Uma década de Bolsa Família

Um quarto da população brasileira, ou 13,8 milhões de famílias em todo o país, é atendido pelo Programa Bolsa Família (PBF). Os dados estão destacados na publicação Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania, realizada pelo Ipea e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em comemoração aos dez anos do programa. Organizado pelos ministros Tereza Campello (MDS) e Marcelo Neri (SAE), o volume completo, de quase 500 páginas, ganhou um Sumário Executivo editado no âmbito da iniciativa World Without Poverty (WWP). A publicação, repleta de dados, resume em apenas duas páginas cada um dos 29 capítulos originais e está disponível em português e inglês nos sites das instituições envolvidas.

Nessa primeira década, completada em 2013, o PBF se consolidou e transformou-se no centro das políticas sociais brasileiras, além de ser hoje referência internacional em questões de tecnologias e transferências de renda. A publicação discute as contribuições do programa, em áreas como saúde, educação e redução da pobreza.

Além das avaliações das questões financeiras, a publicação relata e desmistifica aspectos questionados no lançamento do Bolsa Família, tais como: a população de menor renda não saberia fazer uso adequado dos recursos transferidos e as famílias beneficiárias passariam a ter mais filhos. Provou-se que tanto um quanto o outro eram equivocados. Os resultados não apontam para um aumento da taxa de fecundidade e mostram que ninguém melhor do que a família para saber onde investir o dinheiro recebido pelo programa.

___________________________________________________________________________________

Produtividade é tema de estudo no Ipea

A primeira edição de 2014 do boletim Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset), apresenta estudo feito por meio de enquete eletrônica com empresas brasileiras acerca da produtividade. O estudo O desafio da produtividade na visão das empresas, de autoria da diretora da Diset Fernanda De Negri e do técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea João Maria Oliveira, aponta que 68% das 475 empresas que responderam ao questionário afirmam ter aumentado a produtividade acima da inflação entre 2008 e 2013.

É importante lembrar que a ampliação da produtividade é um dos principais desafios para a economia brasileira crescer de maneira sustentável a longo prazo. Na visão das empresas, um dos principais obstáculos à produtividade é a falta de qualificação de mão de obra, seguido da baixa escala de produção e do mau desempenho dos fornecedores em termos de prazo e de confiabilidade.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334