resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Controvérsias sobre o papel do Estado

2014 . Ano 10 . Edição 80 - 23/06/2014


rd80art01img001

Daniellen do Vale

As questões relacionadas à atuação do Estado na economia são tão antigas como a própria ciência econômica. Enquanto alguns modelos buscam mostrar que a eficiência pode ser atingida pelas livres forças do mercado, outros apontam as falhas de mercado para expor o papel do Estado no desenvolvimento e na eficiência da economia.

Os modelos econômicos clássicos, por considerarem, em suas análises, a racionalidade dos agentes econômicos, postulavam o que se pode chamar de Estado mínimo, ou seja, a atividade estatal deve ser voltada apenas para o atendimento de demandas em que a atividade privada não possa se autoajustar. A linha predominante dos economistas clássicos era a de que o mercado tinha a capacidade de alcançar o equilíbrio de pleno emprego, sem a interferência do governo, de forma eficiente, e o lado real da economia não é influenciado pela política monetária. Isso é conhecido na literatura como dicotomia clássica ou, simplesmente, a neutralidade da moeda. No que tange à política fiscal, ainda dentro do arcabouço da teoria clássica, um aumento do gasto público, via compra do governo, inicialmente, pressiona a demanda por bens e serviços, deixa inalterado o nível da renda, já que não afeta o nível de emprego dos fatores de produção e nem a própria função produção. Da mesma forma, uma política de transferência de renda, como, por exemplo, o Programa Bolsa Família, não tem efeito sobre o nível de produto do conjunto da economia.

No início do século XX, mais especificamente com a chamada Grande Depressão, o mundo percebeu que a teoria clássica não conseguia explicar o que ocorrera na economia daquela época. Os salários nominais estavam caindo e o desemprego era crescente nos primeiros anos da década. As livres forças de mercado não pareciam ser capazes de recolocar a economia em equilíbrio, com a plena ocupação da força de trabalho. A economia estava com o nível de oferta agregada superior ao da demanda agregada. A explicação para a crise era a falta de demanda efetiva.

Keynes, em A teoria geral do emprego, do juro e da moeda, publicada em 1936, desenvolve o Princípio da Demanda Efetiva como condição para a determinação da renda. Keynes propôs que o Estado interviesse na economia com o objetivo de estimular a demanda agregada. Políticas fiscais e monetárias expansionistas teriam por finalidade promover o pleno emprego, a estabilidade de preços e o crescimento econômico. Keynes não pregava a intervenção absoluta do Estado, apenas em casos de crise, quando o mercado não conseguisse gerar demanda suficiente.

A percepção de falhas de mercado acaba por resgatar os programas de pesquisa ligados tanto à corrente de pensamento neoclássica como à keynesiana. O livre funcionamento de mercado não soluciona problemas como a existência de altos níveis de desemprego e inflação. A operação do sistema de mercado necessita de uma série de contratos que depende da proteção e da estrutura legal asseguradas pelo Estado. Há também os bens públicos que não podem ser fornecidos de forma compatível com as necessidades da sociedade por meio do sistema de mercado; bens que produzem externalidades não são ofertados eficientemente.

O mercado, por si só, não é capaz de assegurar elevados níveis de emprego, estabilidade dos preços, elevadas taxas de desenvolvimento econômico e estabilidade nas transações com o exterior. Por isso, as mais importantes (ou mais complexas) questões em economia são: qual deveria ser o papel do Estado na economia? Quais seriam os melhores instrumentos para o Estado atuar na economia? Poderia o Estado promover um equilíbrio econômico ótimo? Quais seriam as condições exigidas para justificar uma maior atuação do Estado na economia? Sem dúvida, a primeira condição relaciona-se a seu foco: o Estado deve estar concentrado no interesse público. Mas o Estado também tem de estar provido de informações e de mecanismos eficientes de intervenção. Por fim, o Estado deve contemplar as necessidades intergeracionais. Problemas ambientais, como aquecimento global, desmatamento e extinção de espécies e redução de recursos hídricos para a produção e consumo humano, poluição, lixo, etc., também devem estar na ordem das preocupações do Estado.

Mesmo que não haja garantias teóricas ou empíricas quanto ao tamanho ótimo e a forma de atuação do Estado na economia, ainda assim é fato que as sociedades modernas não podem prescindir de sua presença. Incontestável também é a existência de falhas de governo e que estas podem agravar os problemas gerados pelas falhas de mercado. Mas tudo isso aponta para uma única conclusão: o debate em torno do tema está longe de se esgotar e envolve mais do que divergências teóricas: está embotado de pensamentos ideológicos e passionais. Isso tudo serve de estímulo (e não o contrário) para a manutenção do interesse de acadêmicos, formadores de opinião, formuladores de política e pensadores livres no tema. Daniellen do Vale é economista do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

___________________________________________________________________________________
Daniellen do Vale é economista do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334