resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção Giro Ipea

2014 . Ano 10 . Edição 80 - 23/06/2014

TRABALHO

Raio-X de professores, médicos e engenheiros

A 32ª edição do boletim Radar, do Ipea, analisa se há gargalos de oferta de mão de obra qualificada em medicina, engenharia e educação no Brasil. Um estudo aponta escassez de médicos a partir de indicadores como remuneração, ocupação e concorrência por vagas no vestibular. Já os engenheiros, segundo outro trabalho, não faltam de forma generalizada, e sim em setores específicos e na faixa etária com experiência propícia a funções de liderança, de 35 a 54 anos. Um terceiro texto propõe realocar professores em suas disciplinas de habilitação e formar para as mais carentes. Entre 48 carreiras universitárias, os profissionais de educação têm a 4ª menor jornada, a 8ª maior taxa de ocupação e a 13ª maior cobertura previdenciária, porém, baixo salário médio. Na escola pública, 40% dos professores são terceirizados ou temporários, o que dificulta recrutar e reter os melhores.

_____________________________________________________________________________________________

FINANÇAS

Movimentos do dólar

rd80sec01img01O mercado futuro de dólar serve como um seguro contra variações na taxa de câmbio à vista, aquela noticiada diariamente na TV. Contudo, no Brasil, o câmbio futuro movimenta nove vezes mais que o mercado à vista. Em 2007, a proporção era de cinco para um, mas o mercado futuro manteve o mesmo volume de US$ 4,2 trilhões até 2012, enquanto o à vista encolheu 40%. As cotações nos dois mercados se influenciam mutuamente, subindo e descendo juntas, dia após dia. Agora, quando se olha o que acontece a cada cinco minutos, quem segue quem? É o que se perguntam Francisco Santos, Márcio Garcia e Marcelo Medeiros no estudo Price discovery no mercado de câmbio brasileiro: o preço é formado no mercado à vista ou futuro? Como já indicavam resultados anteriores, é o rabo que abana o cachorro. O câmbio futuro domina o à vista, explicando 66,2% de sua variação e 97,4% de sua composição. Antes que se imagine algum tipo de máquina do tempo, que permita ao futuro mudar o presente, os autores esclarecem o que ocorre. Com menos restrições no país, o mercado futuro tornou-se o mais líquido. Assim, seus preços refletem mais rapidamente novas informações.

_____________________________________________________________________________________________

POLÍTICA

Representação dita a alocação de verbas

Uma das mais citadas mazelas do sistema político brasileiro é o fato de o estado de São Paulo, com 40 milhões de habitantes, ter direito a 70 deputados federais (ou um representante para 570 mil cidadãos), enquanto Roraima, com 424 mil habitantes, tem oito deputados (um para cada 54 mil cidadãos). Mas como essa representação desproporcional afeta a distribuição de recursos federais aos estados? Essa é a questão central do estudo Desproporcionalidade da Representação dos Estados no Congresso Nacional e seus Efeitos na Alocação dos Recursos Federais, de Mathieu Turgeon, professor de Ciência Política da Universidade de Brasília, e de Pedro Cavalcante, técnico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O artigo, publicado pelo Ipea, cita a hipótese de que os estados sobrerrepresentados recebem mais recursos do que os sub-representados.

_____________________________________________________________________________________________

MOBILIDADE

Gratuidade pode elevar as tarifas dos transportes

rd80sec01img02Concessões de gratuidade no transporte público podem aumentar as tarifas no Brasil em médio e longo prazo. O envelhecimento populacional é a maior preocupação. Quatro técnicos de Pesquisa e Planejamento do Ipea – Rafael Henrique Pereira, Carlos Henrique de Carvalho, Pedro Herculano Souza e Ana Amélia Camarano – analisaram os dados que resultaram no Texto para Discussão Envelhecimento Populacional, Gratuidades no Transporte Público e seus Efeitos sobre as Tarifas na Região Metropolitana de São Paulo. O estudo indica que até 2020 o efeito do envelhecimento sobre as tarifas será relativamente modesto. Porém, depois disso, pode acarretar em aumento da tarifa entre 10% a 20%, caso esse subsídio seja mantido pelos demais usuários.

_____________________________________________________________________________________________

DESENVOLVIMENTO

Mudanças climáticas são tema estratégico?

rd80sec01img03A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência (SAE) lançou a publicação Notas Estratégicas para difundir informação e conhecimento sobre temas de relevância estratégica para o país. A primeira nota, intitulada Adaptação à mudança do clima no Brasil: cenários e alternativas, de Sergio de Margulis, subsecretário de Desenvolvimento Sustentável da SAE, e da pesquisadora Carolina Burle Dubeux, questiona se as mudanças climáticas são um tema estratégico para o Brasil ou se o país deve se preocupar com outros fatores mais urgentes da agenda nacional de desenvolvimento. O texto destaca que cada país precisa pensar políticas públicas individuais de prevenção e de adaptação climática, mesmo com os acordos globais para distribuição de esforços. Quanto mais cedo os países se prepararem, menores serão os impactos negativos do aquecimento global. O tema torna-se importante para a SAE pelo fato de o novo cenário global do clima ser altamente estratégico e fundamental para quem planeja o desenvolvimento.

_____________________________________________________________________________________________

FESTIVAL

Revista Cláudia premia Latinidades

O Festival Latinidades recebeu o Prêmio Cláudia 2014 – revista feminina da Editora Abril – na categoria Cultura, que elege ações ligadas às artes e que tenham impacto positivo na vida dos brasileiros. Lançado em 2010, durante a Conferência do Desenvolvimento (CODE) do Ipea, o Festival Latinidades promove rodas de debates e disseminação da cultura negra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. A parceria do Ipea com o Latinidades continuou em 2013 com o lançamento do livro Igualdade Racial no Brasil.

_____________________________________________________________________________________________

TECNOLOGIA

Atlas premiado por facilitar informação

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil recebeu o prêmio TI & Governo 2014, na categoria e-Democracia, ao qual outras 51 iniciativas do governo eletrônico concorriam. Elaborado pelo Ipea, em parceria com o PNUD e a Fundação João Pinheiro, o Atlas permite o uso de ferramentas que extraiam dados do Índice de Desenvolvimento Humano no Brasil. O cidadão pode acessar, por meio da plataforma, mais de 180 indicadores de população, educação, saúde, habitação, trabalho, renda e vulnerabilidade referentes a 5.565 municípios brasileiros. Marco Aurélio Costa, coordenador do projeto, explica que a plataforma se diferencia das demais por possibilitar o uso da internet como principal forma de apresentação e divulgação dos resultados.

_____________________________________________________________________________________________

PIB

Produtividade pode elevar o crescimento

Nas últimas décadas, o Brasil viveu um período de baixo crescimento da produtividade. A infraestrutura de transportes e das telecomunicações das empresas, os baixos níveis de concorrência e a falta de mão de obra qualificada são alguns dos fatores que contribuíram para caracterizar esse aspecto econômico. Mesmo sendo baixo, o crescimento calculado entre 30% e 50% do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, nos últimos 10 anos, pode ser creditado ao aumento das taxas de ocupação e de participação no mercado de trabalho. É o que revela o Texto para Discussão Produtividade no Brasil: Uma Análise do Período Recente, dos pesquisadores do Ipea Luiz Ricardo Cavalcante e Fernanda De Negri. Eles chegaram à conclusão de que a preservação das taxas mais altas do crescimento do PIB pode ser alcançada se houver também um crescimento da produtividade do trabalho que seja representativa nos próximos anos.

_____________________________________________________________________________________________ 

DATA ZOOM

Ferramenta melhora acesso a microdados de pesquisas do IBGE

Nova tecnologia a favor das pesquisas brasileiras foi apresentada na sede do Ipea no Rio de Janeiro, em agosto. O Data Zoom é um portal desenvolvido pelo Departamento de Economia da PUC-Rio com programas e dicionários em português e inglês que facilitam o acesso aos microdados públicos do IBGE e auxiliam na sua divulgação. Os programas disponíveis permitem baixar, compatibilizar e gerar bases com indicadores padronizados a partir de Censos (1970-2010), PNADs (desde 1981), PMEs (desde 1991), POFs (desde 1995) e ECINFs (1997 e 2003). Gustavo Gonzaga, coordenador geral do Data Zoom, explica que a ferramenta é resultado da colaboração de várias instituições para gerar bens públicos e melhorar a pesquisa no Brasil.


 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334