resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor - Edição 80

2014 . Ano 10 . Edição 80 - 23/06/2014

O ministro João Paulo dos Reis Velloso, um dos fundadores do Ipea, costuma lembrar com orgulho dos primeiros dias de funcionamento do Instituto, no Rio de Janeiro, ainda sob o nome de Escritório de Política Econômica Aplicada (Epea). O desafio era montar uma estrutura capaz de fazer pesquisa voltada para políticas públicas, ajudando o governo a planejar o Brasil no médio e longo prazos. Cinquenta anos depois, o Instituto renovou seu próprio planejamento para aprofundar o processo de melhoria da qualidade dos trabalhos. O caminho a ser traçado foi estabelecido no Plano Estratégico 2014-2023.

Reconhecido pela pluralidade de abordagens e variedade de temas estudados, o Ipea assume, de vez, a tarefa de assessoramento do Estado no processo de desenvolvimento brasileiro. Nesta edição de Desafios do Desenvolvimento, o leitor vai conhecer como o Instituto já começou a se transformar e os oito objetivos de longo prazo que pretende atingir.

Outra reportagem aborda o fluxo migratório de profissionais qualificados, fenômeno que tem ajudado a desconcentrar a população do Brasil. Mais que isso: ao se deslocarem para outras regiões e estados em busca de novas oportunidades e qualidade de vida, essas pessoas contribuem para fazer o país crescer com menos desigualdades regionais. O leitor também ficará a par do novo ciclo de crescimento da indústria naval e das razões que levaram esse importante setor de nossa economia a se destacar com uma produção impressionante. Em uma entrevista imperdível, o médico sueco Hans Rosling, conhecido como o Mago dos Números, elucidará importantes questões que envolvem as mudanças globais em curso e surpreenderá os leitores com seus conhecimentos sobre indicadores sociais como a fome, pobreza extrema e mortalidade infantil e com uma nova forma de ver e compreender o mundo.

Vale a pena conferir ainda, nesta edição, a reportagem sobre o novo modelo de cálculo feito por técnicos do Ipea para ajudar o Tesouro Nacional a medir a carga tributária a partir de informações sobre receitas e despesas públicas nas três esferas de governo – federal, estadual e municipal. Em outra matéria, o leitor vai constatar o salto social que o país deu ao erradicar estatisticamente a fome e atingir as metas de saneamento e mortalidade na infância da ONU, credenciando-se a antecipar as metas que o mundo deverá adotar para 2030 entre os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Por fim, esta edição de Desafios do Desenvolvimento faz uma viagem no tempo para recontar a história dos primeiros anos do Ipea, este cinquentenário instituto que, embora criado em uma época de restrições à liberdade, notabilizou-se pela independência de visões, pensamentos e opiniões na complexa tarefa de ajudar o Estado e a sociedade a construírem este país tão heterogêneo.

Boa leitura!

 

João Cláudio Garcia,
diretor geral da revista Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334