resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
O Nafta e o México 20 anos depois: inserção nas cadeias globais de valor, mas valor agregado modesto


2014 . Ano 11 . Edição 82 - 31/12/2014


  
Sérgio Abreu e Lima Florencio

O Nafta – North American Free Trade Agreement – completou em 2014 duas décadas de existência. Uma avaliação de seu desempenho para o México revela acelerada expansão das exportações de manufaturas, maior inserção nas cadeias globais de valor (CGVs), mas modesto valor agregado.

A assinatura do acordo, em janeiro de 1994, integrou Estados Unidos, Canadá e México na maior zona de livre comércio do mundo e resultou no aprofundamento da abertura econômica iniciada em meados dos anos 1980.

O Nafta consolidou e institucionalizou esse processo, promoveu estabilidade e tornou sustentável um modelo econômico impulsionado pelas exportações de manufaturas. Importante motivação do Nafta foi evitar a reedição de trajetória populista inspirada em políticas econômicas excessivamente intervencionistas.

Apesar desses atributos, o México experimentou, logo no final de 1994, uma crise financeira e de balanço de pagamentos de grandes proporções: no ano seguinte o PIB declinou mais de 6%, a inflação alcançou 52% e o câmbio sofreu depreciação superior a 100%. Com a pronta ajuda do FMI e do Tesouro americano, a recuperação foi rápida e sustentada.

Cedo os desdobramentos positivos do Nafta vieram a se materializar: crescimento econômico médio de 4,3% entre 1996 e 2001 e transformação do país, nos dez primeiros anos do acordo, no segundo maior exportador mundial de manufaturas, logo após a China. Também caiu vertiginosamente a dependência mexicana do petróleo, de um patamar de 60% das exportações totais, entre 1982 e 1985, para 9,6% no período 1993-2003.

O declínio do petróleo foi compensado com um ciclo virtuoso de exportações de manufaturas. Entre 1980 e 2007, elas se elevaram aproximadamente de 50% para 80% do total exportado. Esse dinamismo teve como motor as maquiladoras, que em 1980 representavam apenas 15% das exportações totais de manufaturas e em 2006 ascenderam a 45%.

O Nafta teve também profundo impacto sobre os investimentos diretos estrangeiros (IDE). Entre 1982 e 1989, a média anual era de US$ 2,3 bilhões, e no período 1994-2011 se elevou para US$ 18,9 bilhões anuais. Um ponto relevante a registrar foi o destino das inversões: de 2001 a 2011, cerca de 42% do total foram canalizados para o setor de manufaturas, o que contribuiu de forma ponderável para a inserção competitiva do país nas CGVs.

Apesar desses avanços, grande parte das exportações se concentrava em cerca de 300 empresas e em apenas quatro setores: automóveis, autopeças, computadores e outros equipamentos eletrônicos.

A partir de 2001, a “tempestade chinesa” interrompeu a trajetória de crescimento das exportações para os EUA. Entretanto, em meados dos anos 2000, o México resgata o espaço perdido, graças à forte desvalorização do peso e à redução do diferencial entre o salário mexicano e o chinês: a diferença em 2002 era de 237,9% e em 2010 caiu para 13,8%. Os EUA cresceram inicialmente como mercado de destino das exportações mexicanas – de 80% em 1994 para 95% no final dessa década –, mas tiveram expressivo declínio até o nível atual de 77%.

O crescente acesso a um mercado tão aberto como o dos EUA é um bom indicador (proxy) de competitividade. Ao mesmo tempo, a forte guinada das importações mexicanas em direção à Ásia reflete crescente inserção nas CGVs: entre 1993 e 2011, a participação americana caiu de 69% para 50% e a dos asiáticos se elevou de 1% para 15%. 

Apesar das vantagens antes indicadas, o modelo mexicano apresenta três ressalvas que contrabalançam as vantagens do Nafta para o país e limitam os benefícios associados à sua inserção nas CGVs.

Primeiro, o elevado crescimento da elasticidade da renda das importações. Isso seria natural logo após a vigência do Nafta, mas não até hoje. Como proporção do PIB, as importações evoluíram de 10% em 1982 para 38% em 2000 e 45% em 2006. Segundo, as exportações de manufaturas têm baixo valor agregado doméstico, o que é verdadeiro não só para as maquiladoras, mas também para outras empresas. Terceiro, os forward e backward linkages são marcadamente reduzidos, o que é demonstrado pela baixa correlação entre crescimento das exportações de manufaturas e expansão das indústrias de transformação.

Para Octavio Paz, com o Nafta o México deu as costa para sua História e assumiu sua Geografia. O acordo teve atributos inegáveis para o país. Dinamizou o comércio exterior, expandiu o IDE, promoveu a inserção do país nas CGVs. Entretanto, para materializar virtudes futuras, é essencial superar alguns caveats e promover o upgrade nas CGVs. Alguns países asiáticos alcançaram êxito nesse projeto. Terá o México o mesmo destino virtuoso?

___________________________________________________________________________________

Sérgio Abreu e Lima Florencio é técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea e foi embaixador em Quito, Genebra e México e cônsul geral em Vancouver.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334