resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Pastagens brasileiras compensam emissões de metano da pecuária

2014 . Ano 11 . Edição 82 - 31/12/2014


 

O relatório Radiografia das Pastagens do Brasil (elaborado por pesquisadores da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República) mostra que os pastos brasileiros em geral são bem manejados e compensam o dano provocado pelas emissões de gás metano liberado pelo estômago do gado, pois as pastagens captam da atmosfera o equivalente em gás carbônico (CO2) produzido pelo rebanho. De acordo com a pesquisa, mesmo se os pastos aumentarem o número de cabeças em 30%, ainda assim haverá equilíbrio.

rd82rep03img002

“O Brasil é visto como herói na
matriz energética, mas vilão
na agropecuária. O resultado
deste estudo muda isso”

Sérgio Margulis, subsecretário de
Desenvolvimento Sustentável da SAE

Mas isso só acontece em pastos bem manejados, o que significa produzir capim de boa qualidade e em abundância, a partir de mudas ou sementes testadas em laboratório de pesquisa agrícola, fertilizar a área plantada, monitorar o solo e fazer análises periódicas para saber quando e quanto de cabeças de gado colocar nestas pastagens. Isso vai dizer se o gado continua naquele pasto ou se já está na hora de utilizar outro. Hoje, a média nacional é de uma cabeça de gado por hectare: são 172 milhões de cabeças para 172 milhões de hectares e, se melhorarmos os pastos em algumas regiões, este índice poderia chegar a 2,5 cabeças por hectare, sem que haja maior concentração de gases do efeito estufa. No entanto, se a média aumentar para 1,3 já será suficiente para atender a demanda interna e externa por carne e ainda liberar 44 milhões de hectares para a agricultura.

Qual o milagre? Se ampliarmos o bom manejo para outras pastagens, o produtor rural poderá criar o mesmo número de cabeças de gado em um espaço menor de terra e liberar uma área da propriedade para o cultivo de alimentos. Isso será essencial porque, até 2023, o Brasil precisará de mais 44 milhões de hectares de agricultura para suprir a demanda crescente da população.

Outro fator importante, segundo o estudo da SAE, é que os pastos bem manejados também vão permitir liberar outros 21 milhões de hectares para preservação ambiental, o que é exigido pelo novo Código Florestal. “O Brasil é visto como herói na matriz energética, mas vilão na agropecuária. O resultado deste estudo muda isso”, afirma o subsecretário de Desenvolvimento Sustentável da SAE, Sérgio Margulis.

“Estes estudos também dão aos técnicos a capacidade de interpretar os números e descobrir, por exemplo, onde é mais viável desenvolver certos tipos de produtos, como milho ou soja, onde alocar recursos e políticas públicas”, explica o coordenador da “O Brasil é visto como herói na matriz energética, mas vilão na agropecuária. O resultado deste estudo muda isso” Sérgio Margulis, subsecretário de Desenvolvimento Sustentável da SAE Saulo Cruz-SAE 42 Desafios do Desenvolvimento • 2014 • Ano 10 • nº 82 área de agropecuária da SAE, Rafael Curado Fleury.

rd82rep03img003

“Hoje o gargalo é a extensão
rural, ou seja, temos que
intensificar a pecuária.
Para isso é importante a
criação de linhas de crédito
específicas, com juros e
carência adaptados ao
produtor rural e atrelados ao
aumento de gado por hectare”

Rafael Curado Fleury, coordenador
da área de agropecuária da SAE

 

O trabalho Radiografia das Pastagens do Brasil foi resultado de uma parceria da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República com o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele faz parte de um trabalho maior, chamado de Gestão Territorial da Agricultura.

Para 2015, espera-se criar um comitê gestor composto por instituições como Embrapa, Conab, CNA, Senar e Ipea para as análises econômicas. O objetivo é construir um Núcleo de Inteligência Territorial (NIT) com o Ministério da Agricultura que vai envolver a filtragem destes dados, a montagem do comitê, discussão de políticas agrícolas e repositório de dados. O trabalho deverá beneficiar pequenos, médios e grandes produtores, diz o estudo.

“Quanto menor a propriedade, maior a necessidade de utilizar melhor a terra, com o manejo dos pastos”, afirma Rafael. 

IMPORTÂNCIA O estudo mostra ainda a necessidade de reorganizar os pastos para diminuir as áreas degradadas. Segundo o estudo, dos 172 milhões de hectares de pastagens do Brasil, entre 46 milhões e 72 milhões de hectares (de 27% a 42%) ainda são degradados, já que o rebanho brasileiro não é confinado, mas criado livre, no pasto, na forma chamada de “boi verde”. “Um bom manejo é a saída para que as pastagens possam compensar ainda mais as emissões de metano”, comenta Sérgio.

Verificou-se também a importância do bom manejo na captação de água das chuvas para a formação de chuvas. Segundo o Lapig, só no Cerrado cerca 70 milhões de hectares de pastagens, se bem manejados, poderiam contribuir com até 30% de toda a água transferida para a atmosfera. Bons pastos retém água da chuva, permitem que o solo absorva mais água - o que evita que ela escorra e forme erosões - e, com a evaporação, contribui em até 30% para a formação de novas chuvas.

A ausência e a inadequação do manejo dos pastos são causas da degradação das áreas, evidenciada pela perda de fertilidade dos solos e diminuição da biomassa, o que resulta em perda de nutrientes e erosão. Mesmo que se possa intensificar a média de cabeças de gado por hectare sem grandes prejuízos para a atmosfera, a taxa de ocupação deve ser devidamente identificada e monitorada, revela o trabalho.

A Radiografia das Pastagens conclui que o uso mais eficiente das pastagens é o fator isolado mais importante para o Brasil atingir as metas de redução de gases do efeito estufa, redução de perda de habitats, desenvolvimento de estratégias voltadas à segurança alimentar, aumento das exportações de commodities agrícolas e adaptação às mudanças climáticas.

 

 

 

 

 

 

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334