resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
O PPA e a arte de planejar

2014 . Ano 11 . Edição 82 - 31/12/2014


 

 

“Nós estamos vivendo
um período de crise, de
desconfiança, de estagnação.
Isso tudo reflete uma falta
de visão de longo prazo de
futuro e de projeto de país”

José Celso Cardoso, técnico de Planejamento
e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas do
Estado, das Instituições e da Democracia (Diest)

rd82rep04img002

Com o intuito de reacender a discussão sobre planejamento e desenvolvimento do país sob uma perspectiva estratégica de médio e longo prazos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou os primeiros livros da coletânea intitulada Pensamento Estratégico, Planejamento Governamental e Desenvolvimento no Brasil Contemporâneo, com artigos de pesquisadores das mais diversas áreas, de dentro e fora do Instituto.

Os quatro primeiros livros tratam especificamente do Plano Plurianual (PPA), dispositivo criado na Constituição de 1988 que obriga o governo a apresentar, no início do primeiro ano de mandato até o dia 31 de agosto, um plano estabelecendo suas prioridades por meio do leque de políticas públicas existentes ou especialmente criadas para tanto, os investimentos e a programação de despesas para os quatro anos à frente.

Durante a fase de elaboração dos livros, o Ipea analisou, em parceria com outros órgãos governamentais – tais como a Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Controladoria Geral da União, o Tribunal de Contas da União e a Secretaria Geral da Presidência da República –, além de pesquisadores da Fundação Getulio Vargas, da Universidade de São Paulo, da Universidade de Brasília, da Fundação João Pinheiro de Minas Gerais e mais de duas dezenas de pesquisadores contratados para analisar as experiências dos PPAs de dez estados da Federação, os avanços metodológicos, desafios e resultados obtidos pelo PPA 2012-2015.

Todo este acúmulo de reflexões e conhecimento aplicado converteu- se nos quatro primeiros livros da referida coleção, com destaque para o quarto volume – PPA 2016-2019: inovação institucional e revolução administrativa –, que oferece subsídios para a reorganização do processo de planejamento governamental no Brasil e propostas específicas para o plano que está em formulação neste ano de 2015. Com a proximidade da entrega do próximo plano, a revista Desafios conversou com o coordenador do projeto, José Celso Cardoso Jr., e com Ronaldo Coutinho Garcia, técnicos de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e  Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest), sobre o PPA 2012-2015 e as propostas possíveis e executáveis para o próximo plano plurianual.

rd82rep04img003Para José Celso Cardoso Jr., a principal virtude do PPA desde o seu surgimento sempre foi a tentativa de transformar o planejamento em uma função permanente de governo, na medida em que se tem como exigência constitucional que o governo produza, em todo início de mandato, um plano para os próximos quatro anos que sirva como orientação para a ação coletiva do governo naquele mandato. Apesar disso, um dos problemas que persistem no PPA, segundo o pesquisador, é que ele ficou restrito a um horizonte de muito curto prazo, apenas quatro anos, e isso, de certa maneira, acabou esvaziando o planejamento de sua função intrínseca, que é pensar o país estrategicamente a longo prazo, e não apenas em um mandato governamental. Por isso, faz-se necessário repensar e discutir com pesquisadores e acadêmicos as lacunas existentes a fim de produzir propostas de melhoria para o planejamento governamental e a gestão pública no país.

Nesse sentido, José Celso explica que a ideia da coleção surgiu da carência e da necessidade de se fazer uma reflexão estratégica sobre o Brasil e o desenvolvimento. “Nós estamos vivendo um período de crise, de desconfiança, de estagnação. Isso tudo reflete a falta de uma visão de futuro e de projeto para o país”, explica. Perguntados sobre as propostas do Ipea para o próximo PPA (2016- 2019), José Celso e Ronaldo Garcia consideram necessário, idealmente, um redesenho organizacional da função planejamento no Brasil. Para tanto, seria importante fazer com que toda a estrutura de planejamento estratégico do governo, hoje dispersa por vários órgãos e com funções sobrepostas em vários casos, se reagrupasse em torno de uma nova e mais potente Secretaria de Planejamento e Coordenação Governamental, no âmbito da Presidência da República.

É necessário repensar as
lacunas existentes para
produzir propostas que
melhorem o planejamento
e a gestão pública

De outro lado, a atual estrutura do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, uma vez renomeada, dedicar-se-ia de modo mais explícito às funções propriamente de gestão pública, tecnologia da informação, patrimônio da União, relações de trabalho no setor público etc. Para os pesquisadores, a medida eliminaria sobreposições entre os órgãos e conflitos de competência, conferindo maior peso e centralidade do planejamento no processo de governar.

A segunda ordem de mudanças propostas está ligada diretamente a uma reengenharia interna do próprio PPA, para que as políticas públicas possam ser pensadas em uma perspectiva de desenvolvimento de longo prazo e não especificamente em quatro anos. A ideia, segundo José Celso, é que o plano, atualmente organizado em programas temáticos, seja reorganizado em uma estrutura focada em objetivos estratégicos (de médio e longo prazos) e metas governamentais de curto prazo, ou seja, projetadas para o horizonte de quatro anos do PPA.

“O governo definiria, então, quais são as áreas estratégicas nas quais quer atuar e os objetivos estratégicos de cada ministério. Para que assim, dentro desse objetivo mais geral, que extrapola o horizonte dos mandatos, seja possível traçar metas possíveis de serem realizadas no período de quatro anos”, explica o pesquisador. Essas metas, por sua vez, seriam a referência principal para a elaboração anual da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e da LOA (Lei Orçamentária Anual).

rd82rep04img004

“O governo federal define
a política, aloca recursos,
mas transfere recursos e
competências para os outros
entes federados – sejam
estados ou municípios. No
entanto, estados e municípios
também têm os seus problemas
e as suas deficiências”

Ronaldo Coutinho Garcia, técnico
de Planejamento e Pesquisa da Diest

Assim, o planejamento diria o que o orçamento deve fazer. “Seria uma mudança real de causalidade dentro da mecânica atual PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei de Orçamento Anual, que são os instrumentos que existem para a efetivação das políticas públicas”, esclarece o técnico. José Celso observa que, com essa reengenharia do plano, a sociedade também poderia participar mais e cobrar do governo as metas que não fossem cumpridas a cada período.

O pesquisador Ronaldo Coutinho, que já escreveu vários artigos sobre planejamento e PPA, destaca outra proposta do Ipea, agora sobre como organizar as ações governamentais no território, tendo em vista que uma parte das ações do governo federal é executada de forma descentralizada. “O governo federal define a política, mas transfere recursos e competências para os outros entes federados – sejam estados ou municípios. No entanto, estados e municípios também têm os seus problemas e as suas deficiências. Então, é necessário que haja uma cooperação interfederativa com vistas a enfrentar essas questões”, explica. Segundo ele, o governo federal deve dispor de um sistema de planejamento que se organize com vistas a enfrentar esse desafio da integração e do desenvolvimento territorial num país de dimensões continentais e muita heterogeneidade regional, como o Brasil.

COLEÇÃO Os primeiros livros da coleção Pensamento Estratégico, Planejamento Governamental e Desenvolvimento no Brasil Contemporâneo, anunciados em seminário na sede do Ipea em março de 2015, trazem estudos e proposições de colegas do próprio Instituto, servidores públicos vinculados a outras organizações, acadêmicos e pesquisadores nacionais e estrangeiros. O primeiro livro da série, Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas, é uma homenagem aos técnicos do Ipea Ronaldo Coutinho Garcia e Martha Cassiolato. A obra sobre temas de planejamento, PPA e avaliação de políticas públicas ao longo dos últimos 15 anos, faz uma espécie de registro documental do Ipea em torno dos temas citados.

O segundo livro, PPA 2012-2015: experimentalismo institucional e resistência burocrática, faz uma avaliação global do atual PPA do ponto de vista jurídico, da gestão pública, das estratégias de monitoramento, dos instrumentos de governo que operacionalizam o plano – como a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual –, dos controles interno e externo e do ponto de vista da participação social no planejamento e no monitoramento do plano. O terceiro livro, PPA 2012-2015: a experiência de planejamento estadual no Brasil, discorre sobre o PPA na esfera estadual, tendo em vista que os estados também são obrigados a elaborar este plano a cada quatro anos. Por fim, o quarto livro desse primeiro esforço coletivo, PPA 2016-2019: inovação institucional e revolução administrativa, traz propostas para o próximo PPA em relação à dimensão jurídica, orçamentária, de monitoramento, controle e participação. A obra traz ainda propostas sobre como melhorar o processo de participação da sociedade no monitoramento e avaliação do PPA, uma série de propostas correlatas que giram em torno da possibilidade de promover mais uma rodada de aperfeiçoamentos no plano.

Segundo José Celso, a coleção encarna e resume os dilemas e desafios contemporâneos, que compreendem a inserção internacional soberana; a macroeconomia para o desenvolvimento: crescimento, estabilidade e emprego; a infraestrutura econômica, social e urbana; a estrutura tecnoprodutiva avançada e regionalmente integrada; a sustentabilidade ambiental; a proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; e o fortalecimento do Estado, das instituições e da democracia.

“A coleção é um ponto de chegada para determinadas fases da pesquisa, mas um ponto de partida para uma articulação institucional e uma discussão pública que abre um leque de possibilidades para o país e para o próprio trabalho institucional do Ipea”. Ou seja, “o projeto não se encerra no lançamento dos livros, ele começa com o seu lançamento”, conta José Celso. Outros seis livros, ainda em construção, estão previstos para o biênio 2015/2016. São eles: Pensamento estratégico e desenvolvimento; Estado e administração pública no Brasil; Planejamento setorial e a perspectiva territorial; Instituições e instrumentos para o planejamento do desenvolvimento; Métodos e processos de planejamento governamental, monitoramento e avaliação; e Ipea 50 anos.

rd82rep04img005

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334