resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Edição 82 - Seção de Ciência e Inovação

2014 . Ano 11 . Edição 82 - 31/12/2014


MEIO AMBIENTE ____________________________________________________________________ 
Tecnologia para o benefício do planeta

rd82circuito-img001

Em época de exigências ambientais, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) desenvolveu um novo transponder para coletar dados ambientais utilizados pelo governo e por empresas privadas para o desenvolvimento de pesquisas em climatologia, química da atmosfera e controle da poluição.

Chamado de DCS (sigla em inglês para subsistema de coleta de dados), o dispositivo será lançado até a metade de 2015 a bordo do Itasat, um nanossatélite universitário desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Inpe e instituições de ensino, com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB). O DCS será utilizado pelo Inpe nos futuros satélites do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais (SBCDA) para retransmitir informações das plataformas de coletas de dados (PCDs) de todo o país e alimentar o Sistema Nacional de Dados Ambientais (Sinda), operado pelo CRN/Inpe.

 

SEGURANÇA ALIMENTAR ____________________________________________________________ 
Filtro elimina proliferação de fungos e bactérias

rd82circuito-img003

Uma rede de pesquisa formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) vai levar para as prateleiras dos supermercados brasileiros o primeiro filme de PVC que elimina a proliferação de fungos e bactérias dos alimentos, quando embalados com esse novo produto. O AlpFilmProtect, como é chamado, tem propriedades bactericida e fungicida que eliminam boa parte dos micro-organismos presentes nos alimentos.

SAÚDE ____________________________________________________________________________ 

Menos infecção hospitalar

rd82circuito-img005

 

 A empresa catarinense Neoprospecta criou uma ecnologia para diminuir mortes em decorrência de infecções hospitalares. A nova tecnologia é capaz de realizar diagnósticos utilizando sequenciamento de DNA. O método é mais rápido porque verifica milhares de espécies em apenas uma amostra e vai direto ao DNA da bactéria, ao contrário das atuais placas de cultura, que analisam uma espécie por vez.



 

 TECNOLOGIA  _____________________________________________________________________ 

Carrocerias mais leves

rd82circuito-img002Um novo composto fabricado com resina termoplástica líquida, fibra de vidro e polímero poliuretano termofixo vai deixar as carrocerias dos veículos mais leves, mais resistentes e mais duráveis que as fabricadas atualmente. O composto foi desenvolvido em parceria pela empresa Arkema e o centro de tecnologia Pole de Plasturgie de l'Est, ambos franceses, e executado pela empresa paraense MVC.

 

O sistema de fabricação das carrocerias recebeu financiamento de R$ 11 milhões da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) para desenvolver o projeto Sofia, que resultou na fabricação de um micro-ww com esse material. A partir da experiência, os técnicos concluíram que é possível fabricar veículos nacionais mais leves, com menos custos e maior competitividade.

 

PARCERIA CIENTIFICA _____________________________________________________________ 

Brasil e França buscam alianças

rd82circuito-img004

 

O Instituto Pasteur (França) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) trabalharão juntos em 2015. Vão montar laboratórios internacionais mistos com pesquisadores das duas instituições para estudos em conjunto. A Fiocruz é a única parceira brasileira do instituto francês, que tem 32 centros de pesquisa em 25 países.

 



 


PESQUISA __________________________________________________________________________ 

Descartáveis à base de mandioca

rd82circuito-img006

 

Copinhos e bandejas descartáveis não serão mais os mesmos. Uma pesquisa da empresa carioca CBPAK inovou e mudou a matéria-prima desses objetos. Ao invés do plástico, estes produtos serão agora fabricados com amido de mandioca. Com uma tiragem de dois milhões de unidades por mês, a empresa pretende diminuir os impactos ambientais causados pela produção e pelo descarte desses objetos na natureza. As pesquisas custaram R$ 10 milhões e duraram quatro anos.

 



ENERGIA LIMPA ___________________________________________________________________ 

Gás gerado por lixo tem nova função

rd82circuito-img007

 

Menos efeito estufa, mais energia. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) transformou em hidrogênio o biogás gerado pelos aterros sanitários e pelas estações de tratamento de esgoto. O recurso é uma alternativa para o controle da emissão de metano e dióxido de carbono que, paralelamente, são aproveitados para a geração de energia elétrica limpa. O metano é responsável por 55% do biogás e contribui 21 vezes mais para o efeito estufa.


 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334