resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Livros e Publicações - Edição 82

2014 . Ano 11 . Edição 82 - 31/12/2014


Políticas futuras para o Brasil

rd82estante-img001

A edição da publicação Brasil em Desenvolvimento de 2014 escolheu debater assuntos que pudessem contribuir para a implementação de políticas públicas na próxima década, levando em consideração o crescimento do Brasil e a redução das desigualdades nos últimos anos. Os avanços sociais, ainda que em ambiente de macroeconomia conturbada, também foram considerados. Nesse cenário, a publicação Brasil em Desenvolvimento, editada pelo pesquisador Leonardo Monastério, pelo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Marcelo Neri, e pelo presidente do Ipea, Sergei Soares, apresenta uma visão de desenvolvimento não apenas pelo viés da economia, mas incluindo temas nas áreas social, política, ambiental, de segurança e internacional, ampliando-se o leque para discussões mais amplas sobre o desenvolvimento brasileiro.

A publicação mostra, em três teses, a evolução da estrutura de produção brasileira, do emprego e do investimento no Brasil entre 1990 e os anos 2000. A primeira é sobre a mudança das taxas de crescimento de valor adicionado, vínculo empregatício e formação de capital fixo. A segunda tese é sobre as alterações nas taxas de crescimento que causaram transformações na economia brasileira entre 1996 e 2003 e entre 2004 e 2008. E a terceira tese mostra que a estabilidade das instituições e a estrutura do país são essenciais para o nosso crescimento.

 

__________________________________________________________________________


Beneficiários avaliam Programa Minha Casa , Minha Vida

rd82estante-img003

Criado em 2009 para possibilitar às famílias de baixa renda o acesso a moradias, o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) já financiou a construção de mais de três milhões de casas para famílias com renda entre R$ 1.600 e R$ 5.000. Agora o governo quer saber se os beneficiários do programa estão ou não satisfeitos. Atendendo solicitação da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, o Ipea desenvolveu a Pesquisa de satisfação dos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida, ouvindo sete mil famílias beneficiárias. 

A avaliação das unidades habitacionais levou em consideração diversos aspectos que medem a satisfação do morador, como iluminação, umidade da residência, temperatura, distribuição e área dos imóveis. A iluminação foi o item mais bem avaliado, com média de 8,91, e o pior avaliado foi a umidade, com notas em torno de 6 pontos.


Quanto ao tema entorno do empreendimento, para saber sobre a vizinhança, as avaliações receberam nota 8, com exceção de Rio de Janeiro e Espírito Santo, que registraram nota média de 7 pontos. Os demais quesitos – segurança, lazer e trabalho social – apresentam médias abaixo de 5,0 em todo o país. A saúde recebeu média de 4,36, a escola 4,03, e o transporte foi avaliado em dois aspectos, a facilidade e a demora, recebendo notas de 6,65 e 3,87, respectivamente. 

Sobre o custo de vida, os aspectos abordados foram transporte, aluguel, água, luz e condomínio. Os resultados apontam que os moradores tiveram aumentos de gastos com transporte, porém reduziram despesas com aluguel. Para esse item, a nota foi de 7,93. A satisfação com o imóvel foi avaliada em 8,77, o bem-estar em 8,62 e a não intenção de mudar teve nota 9,44. Embora precise de ajustes, no geral o Minha Casa, Minha Vida foi bem avaliado.

__________________________________________________________________________

Déficit de profissionais prejudica o país

rd82estante-img002

Entre 1960 e 1970, houve no Brasil um intenso crescimento da engenharia de projetos. Nos anos 1980, por causa da crise econômica e fiscal, a demanda por esse serviço diminuiu drasticamente, levando os profissionais dessa área a procurarem outros ramos de atuação. A partir dos anos 2000, o déficit de engenheiros de projetos acarretou problemas para o país, que não conseguia desenvolver tecnologias nacionais para exploração de petróleo em plena época de descoberta do pré-sal. Com base nesse cenário, o Ipea e a ABDI lançam o estudo. Competitividade da Engenharia de Projetos nos Setores de Petróleo e Gás, Aeronáutico, Naval e de Infraestrutura de Transporte

O estudo aponta que o grande desafio para o país é descobrir como mobilizar a engenharia brasileira desde a universidade até o mercado. O principal gargalo dessa área, atualmente, é que as empresas podem contratar projetos do mundo inteiro utilizando a internet. Assim, as firmas brasileiras precisariam, além de investir em formação, competir internacionalmente por esse mercado dentro de seu próprio país.

 

__________________________________________________________________________

Estabilidade de preços não é suficiente

rd82estante-img004

Os preços, a renda, o consumo e o bem-estar da sociedade brasileira e internacional podem sofrer fortes impactos gerados pela política monetária. O estudo do Ipea Evolução recente das políticas monetária e cambial e do mercado de crédito no Brasil, organizado pelo economista e pesquisador José Ronaldo de Castro Souza Júnior, analisa esses impactos. Um dos resultados do estudo é que a estabilidade de preços proposta pela política de metas de inflação é uma condição necessária para o crescimento sustentável da economia, porém não é em si suficiente. O estudo mostra que em relação às mudanças de preços é necessário que se adotem posições mais enérgicas para que não existam desvios inflacionários de setores com maior rigidez de preços.



 


 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334