resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Brasil pode melhorar ainda mais exportações agrícolas

2015 . Ano 12 . Edição 83 - 19/06/2015

rd83rep08img001

Enquanto diversos países não conseguem desenvolver seus setores de agroexportação por esbarrarem em problemas climáticos, geográficos e infraestruturais, o Brasil demonstra expertise na produção e na exportação de produtos agropecuários. Não obstante, o Ipea mostra que ainda é possível ampliar muito a capacidade competitiva do país

Ayana Trad

Milho, soja, frutas, verduras, carne e seus derivados, a variedade de produtos que saem do país é enorme.No entanto, problemas primários como infraestrutura e fitossanidade interferem em nossas vendas para o exterior. O Ipea produziu uma pesquisa para mapear as partes do mundo que mais consomem as mercadorias agropecuárias brasileiras. O resultado deste estudo nos dá informações para expandir a base produtiva nacional e ajudar o equilíbrio macroeconômico do país. Rogério Freitas, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea e autor do projeto, explica: “Ao identificar áreas geográficas de grande demanda pelas exportações agropecuárias brasileiras, o estudo pode orientar o direcionamento de esforços pela manutenção ou ganho de espaço brasileiro na demanda internacional de alimentos”.

2050
é o ano em que

se estima que a população mundial terá
passado de nove bilhões de pessoas

rd83rep08img002

Ao analisar dados do período entre 1997 e 2013, Freitas constatou que, “em termos de regiões geográficas do globo, a União Europeia e a América do Sul apresentam o maior número de países líderes compradores”. Os países destas regiões se destacaram em todos os grupamentos examinados na pesquisa. Em segundo plano temos grande demanda de animais vivos e produtos do reino animal advinda dos países do Oriente Médio, ou seja, esta região tem uma posição firmada quando o assunto é requerimento por carnes. Paralelamente, a África demonstra representatividade sobre a importação de produtos das indústrias alimentares brasileiras. Por último, em terceiro plano, a pesquisa mostra que não se pode menosprezar a demanda gerada pelos países da América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México.

rd83rep08img003

rd83rep08img003

Futuro

Em 2050, estima-se que a população mundial terá passado de nove bilhões de pessoas. Concomitantemente, a produção de alimentos terá que dobrar. Assim, o Brasil tem excelentes possibilidades de expandir sua base produtiva e sua produção agropecuária. Isso porque ainda há uma disponibilidade significativa de terras e rotas de crescimento no sentido centro-noroeste. De acordo com as estimativas da Interagency Agricultural Projections Commitee (IAPC), “o Brasil será peça-chave nas exportações mundiais projetadas (2021-2022) de milho, soja em grão, carne bovina e carne de frango”. Sobre esse assunto, Rogério Freitas aponta: “Para garantir suas exportações nos próximos anos, o setor agropecuário deve manter suas iniciativas de investimento em pesquisa e desenvolvimento, bem como manter e/ou aprimorar políticas de crédito e/ ou de seguro agropecuário. Avanços na questão de fitossanidade e de medidas sanitárias (produção animal) também seriam bem vindos. Em termos sistêmicos, ou seja, além da área de ação direta do setor agropecuário, estão as limitações de infraestrutura e de investimento do cenário macroeconômico local. Também merecem citação as barreiras tarifárias e não tarifárias que ainda são praticadas no comércio agropecuário por muitas nações. Tais barreiras dificultam um crescimento mais pronunciado das vendas externas”. Mesmo diante de tantas ressalvas, o autor do estudo se revela otimista quanto à capacidade competitiva da agropecuária brasileira nos mercados globais.

rd83rep08img005

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334