resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção Giro n° 83

2015 . Ano 12 . Edição 83 - 19/06/2015

INCLUSÃO

Travestis e transexuais podem usar nome social em boletins policiais

rd83giro-img001

O Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/ LGBT) estabeleceu normas para que a pessoa possa usar seu nome social ao registrar um boletim de ocorrência em delegacias ou unidades de polícia em todo o Brasil. A informação deve ser declarada ao policial no momento do registro da ocorrência. O nome social é usado pelos travestis e transexuais para se identificarem e serem identificados pela sociedade. A resolução é uma forma de dar visibilidade aos crimes violentos praticados contra a população LGBT.

_____________________________________________________________________________________________


DIREITOS

Quilombolas terão acesso à energia elétrica

rd83giro-img002

Situada no norte goiano, a maior comunidade quilombola brasileira, o território Kalunga, irá receber energia elétrica por meio de uma parceria entre a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Companhia Energética de Goiás (CELG). Reconhecido como sítio histórico, o território Kalunga abrange as regiões de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás.

Além de ser parte do patrimônio histórico e cultural, o território ocupa uma área de 272 mil hectares, com cachoeiras, nascentes e a maior parte de Cerrado preservado do mundo.

_____________________________________________________________________________________________
 

TRÁFICO DE PESSOAS

Projeto agiliza investigação de crimes

rd83giro-img003

 A Câmara dos Deputados aprova o Projeto de Lei 7370/14 para reforçar o combate ao tráfico de pessoas. O objetivo é simplificar o acesso da polícia e do Ministério Público a dados de telefonia e internet para agilizar a investigação dos crimes e coibir o tráfico nacional e internacional de pessoas.
Pela nova lei, as empresas de telefonia podem ser acionadas pela polícia para repassar dados e informações cadastrais da vítima ou de suspeitos de crimes como o tráfico de pessoas, extorsão mediante sequestro e envio de criança ao exterior para adoção sem o trâmite legal.

_____________________________________________________________________________________________


AGENDA

Câmara define prioridades para o turismo

As prioridades para o setor do turismo brasileiro foram debatidas pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. Entre os temas apresentados como essenciais destacam-se a qualificação de mão-de-obra para o setor, regulação, investimento em infraestrutura turística e promoção do país nacional e internacionalmente, tendo em vista a realização dos jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O turismo pode ser um agente benéfico para o atual período da economia do país, em especial para a geração de novos empregos, melhora da renda e para o desenvolvimento regional.

_____________________________________________________________________________________________
 

TRATAMENTO

Aprovado novo remédio contra a hepatite

rd83giro-img004

O simeprevir – um dos tratamentos mais eficientes e inovadores existentes hoje no mundo para o combate à hepatite C – acaba de ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medicação será incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) ainda em 2015 e a expectativa é de que aproximadamente 60 mil pessoas sejam beneficiadas. Em janeiro deste ano, outro remédio foi aprovado, o daclatasvir, e na lista de análise está o sofosbuvir. Juntas, as três medicações são uma arma poderosa contra a doença. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) ainda analisará os medicamentos antes de disponibilizá-los para os pacientes. O Brasil será o primeiro país a adotar a medicação na rede pública.

 

_____________________________________________________________________________________________
 

MAPEAMENTO

Municípios brasileiros estão em alerta para casos de dengue

rd83giro-img005

O mapa da dengue aponta que 340 municípios brasileiros estão em situação de risco para epidemias e 877 em estado de alerta. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti, realizado entre os meses de janeiro e fevereiro de 2015 em 1.844 municípios, revelou aumento de 26% no número de casos da doença em relação ao mesmo período de 2014. A maior concentração de municípios com casos de epidemia de dengue está na Região Nordeste (171), seguido do Sudeste (54), Sul (52), Norte (46) e Centro-Oeste (17).

_____________________________________________________________________________________________
 

TRABALHO

Ferramenta online passa a ser obrigatória

rd83giro-img006

A partir de abril, os trabalhadores que forem fazer o Requerimento do Seguro-Desemprego e Comunicação de Dispensa precisarão utilizar– obrigatoriamente – a ferramenta on-line Empregador Web. A medida é uma determinação do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) para agilizar o atendimento aos trabalhadores que fizerem o requerimento do benefício. A ferramenta foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pode ser acessada por meio do Portal Mais Emprego do MTE. Entre outros benefícios, a ferramenta permite a redução de gastos com aquisição de formulários e garantia na autenticidade das informações prestadas.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334