resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção Giro Ipea Nº 84

2015 . Ano 12 . Edição 84 - 16/10/2015

RESSOCIALIZAÇÃO

Reintegração de presos à sociedade é um desafio

rd84giroipea-img002

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, o Brasil tem uma população carcerária de 711.463 pessoas. Essa quantidade de presos levanta o debate sobre a capacidade do sistema prisional de contribuir para a reintegração dos detentos à sociedade, o que, teoricamente, é garantido pela Lei de Execuções Penais. No entanto, as assistências prestadas aos apenados do sistema penitenciário são mínimas e muitas vezes utilizadas apenas como discurso, sob a alegação de que nada se pode fazer em função da falta de estrutura física e humana para implementar os serviços necessários. Essa é uma das conclusões do Texto para Discussão do Ipea O Desafio da Reintegração Social do Preso. O trabalho também mostra que alguns direitos dos presos são utilizados pelos agentes públicos como barganha, concessão de privilégios e controle de poder dentro das unidades prisionais.

_____________________________________________________________________________________________
 

EXPORTAÇÃO

Escoamento rápido de cargas

rd84giroipea-img001

O custo logístico do transporte terrestre é um dos principais fatores que determinam qual o melhor porto para escoar os produtos. Desenvolver tecnologias para a movimentação de cargas, contêineres, graneis sólidos e graneis líquidos e criar terminais especializados para cada uma dessas cargas são fundamentais para melhorar a competitividade dos produtos brasileiros. É o que diz o estudo do Ipea Modelando o processo de seleção dos portos para movimentação das cargas no comércio exterior brasileiro. Atualmente, o valor do frete, custos portuários, proximidade do porto, tempo em trânsito da carga, confiabilidade, pontualidade e frequência do serviço de transporte estão entre os fatores essenciais para escolher o melhor porto de escoamento de cada produto para a exportação. E para baixar os custos dos nossos produtos.

_____________________________________________________________________________________________


BOAS PRÁTICAS

Selo de sustentabilidade é concedido ao Ipea

rd84giroipea-img003Meio ambiente é tema recorrente de debates em diversas instâncias da sociedade e uma preocupação constante de entidades, associações e também do Governo. Para contribuir com a sustentabilidade do planeta, o Ipea adotou uma série de ações, como reduzir a quantidade de copos descartáveis e a realização de impressões em papel reciclado utilizando a frente e o verso das folhas. Essas práticas foram reconhecidas pelo Ministério do Meio Ambiente que concedeu ao Ipea o selo A3P prata e atesta o empenho do instituto no cumprimento da entrega do Relatório Anual de Implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública. O objetivo é promover a divulgação de práticas de gestão baseadas em conceitos de sustentabilidade.

_____________________________________________________________________________________________


CONFERÊNCIAS

Reuniões precisam de mais participação social

rd84giroipea-img004

Conferências são eficientes? De certa forma, são reconhecidas como o instrumento de participação pública que mais dá voz à população, porém, segundo o estudo do Ipea Organização de conferências nacionais: desafios e novas possibilidades de diálogo, para que sejam de fato efetivas, é necessário que os espaços para diálogos, nas conferências, sejam mais democráticos e participativos. A redução da quantidade de pessoas nos grupos de diálogos, por exemplo, pode ser um facilitador para que mais pessoas falem e sejam ouvidas, melhorando os trabalhos.

_____________________________________________________________________________________________


BOLETINS

Publicações abordam políticas sociais e comerciais

 O Ipea lançou dois boletins que analisam a atual situação econômica e social do país. O primeiro texto, 19º Boletim de Economia e Política Internacional, faz uma análise das políticas comerciais, em especial da crise no Mercosul e seus desdobramentos, como resultados comerciais modestos, perda de prioridades na política externa e incapacidade de negociar acordos de preferências comerciais com economias de grande porte. A segundo publicação, 23º Boletim de Políticas Sociais: acompanhamento e análise, traz um panorama das políticas sociais e de como se dá a atuação do governo na previdência social, assistência social, educação, saúde, trabalho, cultura, igualdade racial e de gênero e o desenvolvimento rural. O boletim analisou dados entre o segundo semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2014, em especial o caso das Medidas Provisórias 664 e 665, que tratam das políticas de acesso ao seguro-desemprego e abono salarial. Presente no lançamento do Boletim de Políticas Sociais, a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Célia Kerstenetzky destacou que, em termos sociais, é importante o país investir em áreas de natureza política e econômica e que o salário mínimo é fator importante para a redução das desigualdades.

_____________________________________________________________________________________________


SAÚDE

SUS ajuda na redução da desigualdade

rd84giroipea-img005

Durante Simpósio Nacional de Saúde, realizado em Brasília, o pesquisador do Ipea Carlos Ocké afirmou que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem singular importância para o Brasil, em especial por garantir o desenvolvimento econômico e social do país, tendo em vista a expansão territorial brasileira e as desigualdades regionais. Além desses fatores, a política de saúde pública brasileira gera emprego, renda e inovação tecnológica

 

_____________________________________________________________________________________________ 
 

ACORDO

Mestrado para gestores públicos

O Ipea e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica que irá criar o Centro de Altos Estudos e Formação em Governo. O projeto, em forma de mestrado, é um espaço para preparar assessores e dirigentes governamentais para a formulação e a implementação de políticas públicas e estratégias para longo prazo, assim como a criação e a disseminação de conhecimento sobre os processos de governo. Com sede na Enap, o mestrado será gratuito e serão oferecidas 40 vagas.

 

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334