resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Carta ao leitor - Edição 84

2015 . Ano 12 . Edição 84 - 16/10/2015

Cerca de 40 milhões de latino-americanos não têm água potável e 117 milhões carecem de instalações sanitárias. Em todo o mundo, são 663 milhões sem água tratada e uma em cada três pessoas sem acesso à rede de esgoto, o que obriga 946 milhões de pessoas a fazerem suas necessidades a céu aberto. É estarrecedor, mesmo. A ONU diz que a água é um bem público, um direito humano, mas os governos, por diversas razões, não priorizam políticas que melhorem essa situação.

Por que isso acontece? O que falta fazer? Por que a água, um bem público disponível na natureza, tornou-se motivo de disputas e agrava o quadro das injustiças sociais? As respostas estão no livro O Direito à Água como Política Pública na América Latina, publicação que acaba de ser lançada pelo Ipea, trabalho organizado pelos pesquisadores José Esteban Castro, Léo Heller e Maria da Piedade Morais.

Outro destaque da edição é a relação entre desmatamento e doenças na Região Amazônica. Trabalho dos pesquisadores Nilo Saccaro, Lucas Mation e Patrícia Sakowski revela que, para cada um por cento de floresta derrubada, o número de casos de malária cresce 23% e o de leishmaniose, de 8% a 9%.

Cientista político e sociólogo, o pesquisador do Ipea Almir Júnior coordenou um estudo para saber se os fóruns de participação popular na área de segurança funcionam. E concluiu que não. A pesquisa mostrou que as comunidades podem dar palpites e sugerir políticas públicas que ajudem a combater a violência, mas os cargos decisórios nos conselhos de segurança são sempre ocupados por oficiais das polícias militares. E a palavra final é sempre deles.

 

 

Boa leitura!

João Cláudio Garcia,
diretor-geral da revista Desafios do Desenvolvimento

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334